Um novo método apresentado nesta quarta-feira (13) na revista Nature mostrou o primeiro caso médico em que o pensamento de um paciente paralisado recuperou o movimento dos seus membros. Assim, um americano conseguiu usar os dedos e pulso através da técnica.

O sistema em questão é capaz de restabelecer a comunicação entre o cérebro e os músculos contornando a medula espinhal  danificada. Através de um chip implantado no cérebro do paciente os pensamentos são transmitidos a um computador, que descodifica e envia os comandos para os músculos do braço.

 

A paralisia é provocada pela interceptação do caminho de sinais entre o cérebro e os músculos. Levando em consideração o fato, os pesquisadores desenvolveram um modo de reconectar o cérebro aos músculos do paciente, fazendo com que ele tenha controle sobre os seus movimentos.

"Estamos mostrando pela primeira vez que um paciente tetraplégico é capaz de melhorar seu nível de função motora e movimentos das mãos" disse o médico Ali Rezai, coautor do estudo e neurocirurgião do Ohio State’s Wexner Medical Center. 

O rapaz que foi submetido a nova técnica é Ian Burkhart, de 24 anos. Há seis anos ele ficou tetraplégico após um acidente em um mergulho. Em abril de 2014 foi implantado em seu cérebro um chip menor que uma ervilha.

Durante vários meses o rapaz usou uma manga de eletrodos para estimular seu antebraço e fortalecer os seus músculos atrofiados.

Após 15 meses de reabilitação, com três sessões semanais, o paciente já conseguia pegar uma garrafa e despeja o conteúdo em um frasco.

"Isso realmente abre muitas portas para movimentos mais complexos", indicou Chad Bouton, um dos autores do estudo e pesquisador do Feinstein Institute for Medical Research nos Estados Unidos. "O que tentamos fazer é ajudar as pessoas a recuperar o controle sobre seu corpo".

"Esperamos que essa tecnologia vá evoluir para um sistema sem fio que conecta os sinais do cérebro e os pensamentos ao mundo exterior para melhorar a função e a qualidade de vida para quem tem deficiências", diz Rezai.