A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

Muita gente acha que o sistema de estrelas da plataforma significa a qualidade do título de uma forma geral, mas na realidade elas dizem respeito ao quanto a produção pode ser boa para você ou não. Descubra agora como isto é possível.

Por | @oficinadanet Entretenimento

Muita gente fica indecisa na hora de escolher um filme, série, documentário ou show para assistir na Netflix. Também pudera, entre milhares de títulos é natural ficar em dúvida. E, como uma importante ferramenta de auxílio nesta missão, muitas pessoas se baseiam nas estrelas que aparecem junto ao título. Quanto mais estrelas estiverem marcadas, maior é a probabilidade de o programa em questão lhe agradar.

Mas, o que muitos não sabem, é que estas estrelas não significam que as produções são boas ou ruins de uma forma geral, seguindo alguma nota universal, mas sim que para o seu gosto ela pode ser uma boa escolha ou não (dependendo da quantidade de ícones que estiverem preenchidos). Segundo a assessoria de impresa da Netflix no Brasil "o sistema de recomendação por estrelas é feito com base no perfil de cada consumidor. Ou seja, um mesmo filme pode aparecer com cinco estrelas para você e com duas para outra pessoa".  

lançamentos netflix no facebook

A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

Isto é possível porque a plataforma utiliza um algoritmo capaz de aprender seus gostos (um tipo de machine learning), e assim, recomendar títulos que possuem maior probabilidade de lhe agradar.  Para realizar a avaliação, a plataforma leva em conta o seu perfil, os filmes e séries que você já avaliou anteriormente, além do julgamento de outros usuários com gostos semelhantes ao seu e que já qualificaram o programa em questão. 

É levando em consideração todos estes fatores que a nota do filme, série e afins é calculada e as estrelas são preenchidas, sinalizando o que pode ou não ser bom para cada usuário. Isto no caso das estrelas vermelhas. Já as amarelas são referentes a sua nota dada ao título avaliado. Com isto fica mais fácil para o serviço de streaming lhe indicar programas que você poderá gostar e evita do consumidor perder tempo assistindo programas que não são de seu interesse.

Por isso é importante que você avalie as produções ao terminar de assisti-las. Mas também não quer dizer que você precisa assitir sempre a conteúdos semelhantes. Neste caso vale a dica de utilizar o sistema de buscas da plataforma para encontrar algo que fuja do que você está habituado. 

Para ilustrar como funciona o sistema de avaliações da Netflix e que as notas de uma mesma produção variam de uma conta para outra, analisamos o perfil de dois usuários diferentes. Com base nas experiências anteriores destas contas, os mesmos filmes e séries, antes de serem assistidos por ambos, demonstraram uma avaliação diferenciada. Confira:

Como podemos ver nas imagens abaixo, o filme Carga Explosiva 3, que é um longa de ação, foi melhor classificado no perfil do usuário que costuma assitir a programas deste genêro, do que no segundo perfil, em que o usuário opta com mais frequência por comédias e romances.  

A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

A diferença fica mais evidente no caso de conteúdo infantil. Ao compararmos um perfil que já deu play em muitos desenhos animados com outro que quase não assiste a conteúdos deste gênero, as produções infantis possuem uma nota superior no primeiro caso, do  que no segundo. Um exemplo disto é a série Kong: O Rei dos Macacos, que possue quatro estrelas no primeiro perfil e apenas duas no segundo. Confira:

A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

 

A pegadinha das estrelas: saiba como funciona o sistema de avaliações da Netflix

Este sistema de avaliações da Netflix pode ser muito útil para acertar na escolha do título, já que ela leva em consideração o que você gosta. Mas não se prenda apenas a ela e, além de observar as estrelas, utilize a busca da plataforma. Com ela, você poderá encontrar outros gêneros que possam lhe agradar a aumentar ainda mais suas recomendações.

Veja também: Novidades e lançamentos Netflix da semana (08/06 - 14/06)


Mais sobre: netflix2016, Netflix, algoritmos
Share Tweet
Mais compartilhados
Comentários