No primeiro trimestre de 2016 foram comercializados em todo o mundo 349 milhões de smartphones. Isso significa um aumento de 3,9% das vendas se comparado ao mesmo período do ano anterior. Por dia, as lojas venderam 3,8 milhões de unidades.

No Brasil, as vendas de aparelhos celulares totalizaram 10,6 milhões no primeiro trimestre do ano. A Samsung teve grande destaque nas vendas, com cerca de 4,4 milhões de unidades vendidas. A Lenovo aparece depois, com 2 milhões, a BLU Products, com 1,2 milhões de smartphones aparece em seguida.


Samsung teve um bom desempenho em vendas de smartphones tanto no mundo quanto somente no Brasil no primeiro semestre do ano.

No globo, a Samsung obteve 23% da fatia do mercado no período mencionado. Já a Apple aparece com 14% das vendas. Empresas chinesas também ocupam os primeiros lugares, como a Huawei (8,3%), Oppo (4,6%) e Xiaomi (4,3%).

Sistema operacional


         O sistema Android continua líder de mercado.                            

O Android, do Google, se manteve na liderança, com 84% do mercado. Já o sistema da Apple, o iOS, aparece com 14,8% da preferência e o Windows Phone com 0,7%.

"Com essa mudança de dinâmica do mercado de smartphones, as companhias chinesas estão surgindo como as novas marcas globais. Duas delas se classificaram entre as cinco maiores vendedoras de smartphones no primeiro trimestre de 2015 e representaram 11% do mercado. Já no primeiro trimestre de 2016, três empresas chinesas estão no top 5 e somam 17% do mercado", disse o Diretor de Pesquisa do Gartner, Anshul Gupta.