Nesta quarta-feira (1), o Google fez algumas alterações no seu localizador de smartphones perdidos ou roubados. Assim sendo, tudo pode ser feito de um modo mais prático. A novidade foi inclusa na plataforma Minha Conta, ou seja, a central de privacidade dos usuários da empresa.

A ferramenta de busca de celular perdido ou roubado já existia, agora, porém, ela foi adicionada no Minha Conta. Uma das grandes características do serviço é exibir todos os aparelhos que o usuário efetuou login para acessar algum serviço do Google. A plataforma também é responsável por registrar o horário do último acesso a ferramenta.


Google realiza mudanças e simplifica modo de procurar smartphones perdidos ou robados.

Com isso, "Encontrar Seu Smartphone" mostra a última localização em que o aparelho se conectou ao Google, e assim é possível bloquear o aparelho, bem como sair das contas em aberto e ligar para ele. Vale notar que o smartphone precisa estar ligado e com acesso à rede telefônica.

O Minha conta foi lançado em 2015 e, desde então, já foi acessado por mais de um bilhão de pessoas, disse o Google.

O Google liberou ainda duas novas funções, porém, estas, não estão disponíveis ainda para o Brasil. As funções novas servem para encontrar a plataforma com comandos de voz. Assim, basta dizer "OK Google, mostre minha conta do Google", e ainda por pesquisar pelo próprio nome no Google.

Vale lembrar que, a partir de março deste ano, a Agência de Telecomunicações (Anatel) passou a bloquear celulares perdidos ou roubados com apenas o número da linha usada no aparelho. Antes era necessário fornecer o IMEI (International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês), o que sempre acabava dificultando.