O Google, após redesenhar quase todas as suas soluções para smartphones e tablets, começou também a trazer o Material Design para o computador. O YouTube é o grande contemplado da vez, que começou a receber conceitos de arte e também usabilidade a partir desta segunda-feira (2).

A mudança conta com muitas alterações na interface, porém, mesmo assim, ainda fica muito familiar, principalmente para quem está acostumado com as versões mobiles.

A principal mudança está nos termos de ícones e indicações visuais, com desenhos que substituem muitos dos botões com informações por escrito. Além disso, é possível perceber um maior uso de cores sólidas e textos maiores nas páginas de canais.

A barra de buscas por vídeos aparece centralizada, agora, e ainda ganha uma nova forma. O botão ‘Upload’ que estava na parte de cima é substituído por uma seta para cima. Já a opção de fazer o login recebe um maior destaque, sendo que agora aparece em vermelho.

A cor de visualização, nos canais, predomina, agora, a imagem de destaque, e o logo passa a surgir dentro de um círculo.

As novidades estão sendo implantadas aos poucos e devem estar disponíveis aos usuários nas próximas semanas. Inicialmente, o Google liberou as mudanças para os usuários dos Estados Unidos que acessam o YouTube sem estarem logados ao site.

Quer experimentar também as novidades? Confira abaixo como acessar o Material Design no YouTube para Google Chrome.

  1. Primeiramente, abra o link: https://www.youtube.com/?gl=US;
  2. Após, abra as ferramentas de desenvolvedor ao apertar ctrl + shift + i ao mesmo tempo;
  3. Vá até a guia "Resources" e clique em cookies no menu localizado à esquerda;
  4. Procure por "VISITOR_INFO_LIVE", clique em cima, após,  aperte delete;
  5. Siga até a guia console e crie outro VISITOR_INFO_LIVE com o seguinte comando: document.cookie="VISITOR_INFO1_LIVE=Qa1hUZu3gtk;path=/;domain=.youtube.com";
  6. Por fim, recarregue a página.