A Microsoft anunciou o fim da produção do Xbox 360, que teve início há quase onze anos. Porém, mesmo com o fim de produção, não significa que o console deixará de ser comercializado, aliás, ele continuará recebendo todo o suporte necessário. A comercialização deverá acontecer até o final dos estoques, em que as quantidades devem variar de acordo com cada país.

Phil Spencer, diretor na marca, no anúncio, disse que o Xbox 360 representa muito para todos os envolvidos dentro da Microsoft. Porém, é necessário estar ciente que o console já possui mais de uma década, e que seu ciclo chegou ao fim para dar lugar exclusivo ao Xbox One.

"O Xbox 360 significa muito para todo mundo da Microsoft. E enquanto nós tivemos uma incrível jornada, as realidades de fabricação do produto ao longo de uma década de idade estão começando a nos arrastar para fora do jogo. É por isso que tomamos a decisão de interromper a fabricação de novos consoles Xbox 360", afirmou Phill Spencer, chefe da divisão Xbox.

"Nós iremos continuar a vender o estoque existente de Xbox 360, conforme a disponibilidade de cada país."

O Xbox 360 foi lançado em novembro de 2005 e é o aparelho de maior sucesso da Microsoft, com comercialização de mais 84 milhões de unidades no mundo todo. No seu período de existência o console recebeu três versões.

O console da Microsoft, inclusive, também é montado no Brasil, em uma unidade da Zona Franca de Manaus. O anúncio da fabricação nacional foi feito em 2012, sendo que recebeu uma redução de preço por aqui. Ele, atualmente, é vendido pelo valor inicial de R$ 899, com HD de 4 GB e até vem acompanhado de um jogo.

Vale ressaltar que os donos do Xbox 360 continuarão recebendo suporte da Microsoft. Além disso, os serviços Xbox Live serão mantidos, bem como a venda de aproximadamente 4 mil games e ainda acessórios para o console.