No Brasil, o valor dos combustíveis tem aumentado muito nos últimos tempos. Então, já imaginou poder circular o seu veículo por 400 quilômetros com apenas um litro de etanol? O que parece impossível já está virando realidade através de um projeto de um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Grupo que irá apresentar o protótipo do carro em Detroit, nos Estados Unidos.

O protótipo do veículo da equipe Pato a Jato será apresentado em Detroit, nos Estados Unidos, no evento ShellEco-marathon, que tem como objetivo o desafiar estudantes na elaboração de veículos com altíssima eficiência energética.

Este é o segundo ano que o grupo do interior do Paraná leva ao evento um protótipo de carro. No ano passado, os estudantes conseguiram conquistar o segundo lugar, atingindo 316 quilômetros rodados com apenas um litro de etanol.


Equipe Pato a Jato.

Batizado de Popygua, o protótipo, versão "2.0", possui 13 quilos a menos que a versão anterior, pesando agora apenas 37 quilos. Ele foi construído totalmente em fibra de carbono e pode percorrer 400 quilômetros com um litro de combustível.

"O anterior era de fibra de vidro. Também fizemos alterações no motor, para alcançar mais eficiência", disse Mateus Sérgio Rizzi, representante do grupo.

"A maioria das equipes utiliza motores adaptados. Já começamos os estudos para a construção de um nosso. O processo é mais complexo, mas, quando tudo ficar pronto, devemos dar um salto bem significativo", diz ainda Mateus, já pensando nos próximos eventos.