A Agência Espacial Americana, Nasa, revelou um novo protótipo de roupa espacial que poderá ser usada em uma missão em Marte. O modelo Z-2 Tecnologia foi selecionado após votação popular no site da agência. O protótipo ganhou 63% dos votos.

A roupa conta com alguns remendos que emitem luz, bem como uma costura luminescente que pode ser customizada por cada usuário.

O modelo em questão será confeccionado com peças impressas em 3D. Scanners serão usados para que cada roupa fique perfeitamente ajustada no corpo de cada astronauta. Antes de ser usada oficialmente, a roupa será testada em câmaras de vácuo, que imitam a superfície montanhosa do Planeta Vermelho.


Protótipo Z-2

O traje trata-se apenas de um protótipo, assim, não será utilizado em viagens. Em 2012 a Nasa lançou o modelo Z-1. "Cada modelo da série Z vai aperfeiçoar novas tecnologias que um dia serão usadas em um traje pelos primeiros humanos a pisarem no Planeta Vermelho", informou a Nasa, por meio de um comunicado.

A composição da roupa "fornece a durabilidade necessária a longo prazo que um traje de atividade planetária extraveicular vai exigir", mas, apesar de seu "apelo estético", o protótipo não é confeccionado com o mesmo material durável para proteger os astronautas dos perigos do espaço, como pequenos meteoritos, temperaturas extremas e também a radiação, disse ainda a Nasa.