Descoberto planeta com Água fora do sistema solar

Há 500 anos-luz de distância da Terra, o planeta Kepler-186f é similar a Terra até em seu tamanho e esta distância do planeta permite que tenha água em estado líquido

Descoberto planeta com Água fora do sistema solar

A NASA anunciou a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar onde pode existir  água em estado líquido, similar em tamanho à Terra, o astro em teste poderia ser habitável. A descoberta foi feita a partir de observações feitas com o Telescópio Espacial Kepler. A descoberta de Kepler-186F, como o planeta é chamado, confirma que existem planetas do tamanho da Terra na zona habitável de outras estrelas que não sejam o Sol.

- Algumas pessoas chama estes de "planetas habitáveis", o que, claro, não temos ideia se de fato são - diz Stephen Kane, astrônomo da Universidade Estadual de San Francisco e líder da equipe internacional responsável pela descoberta, publicada na edição desta semana da revista "Science". - Nós simplesmente sabemos que eles estão dentro da zona habitável, e que este é o melhor lugar para começar a procurar por planetas habitáveis.

Comparação entre o Kepler-186F e a Terra

O tamanho de Kepler-186F é conhecido, mas sua massa e composição ainda não estão claros. Uma pesquisa anterior, no entanto, sugere que um planeta do tamanho de Kepler-186F tem tudo para ser rochoso. Kepler-186F fica no sistema solar Kepler-186, na constelação de Cisne. O sistema também é o lar de quatro planetas que orbitam uma estrela que tem a metade do tamanho e massa do nosso Sol. Mas esses outros planetas são quentes demais para abrigar a vida como a conhecemos.

O Kepler-186f é o quinto e mais afastado de um sistema de cinco planetas, todos com tamanho parecido com o da Terra.

Como se calcula a distância em Anos Luz:

Se um ano-luz é a distancia percorrida na velocidade da luz durante um ano, certamente a luz com toda sua velocidade levaria 500 anos para percorrer 500 anos-luz.

Se um ano-luz é a distancia percorrida na velocidade da luz durante um ano no vácuo, certamente a luz com toda sua velocidade levaria 500 anos para percorrer 500 anos-luz. Se a velocidade da luz é 300.000 quilômetros por segundo, e em um ano tem 31.536.000 segundo, então a luz conseguiria percorrer 9.460.800.000.000 de quilômetros em um ano. Esses 9.460.800.000.000 de quilômetros corresponde a um ano-luz. Se a estrela está a 500 anos-luz da Terra, essa distancia em quilômetros é: 500 x 9.460.800.000.000 = 4.730.400.000.000.000 de quilômetros.

Em resumo, viajando a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, demoraríamos 500 anos para chegar até o planeta.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

Às escuras! Astronautas da Crew-1 chegam a Terra em pouso noturno

Às escuras! Astronautas da Crew-1 chegam a Terra em pouso noturno

A tripulação composta por quatro astronautas saiu da ISS e chegou à Terra na madrugada de domingo, 2 de maio. Um pouso noturno assim não acontecia há 53 anos. Confira!

Michael Collins, astronauta americano da Apollo 11, morre aos 90 anos

Michael Collins, astronauta americano da Apollo 11, morre aos 90 anos

O astronauta Collins estava no módulo tripulado lançado ao espaço em 1969, mas foi o único que não pisou na Lua; o comunicado da sua morte foi divulgado nesta quarta (28).

Buracos negros: 10 respostas para perguntas que você pode ter; confira

Buracos negros: 10 respostas para perguntas que você pode ter; confira

Os buracos negros possuem um poder de destruição incomparavél, o que impressiona toda a humanidade e gera muitas perguntas sobre sua formação e as diversas possibilidades. Algumas dessas perguntas são respondidas nesse artigo.

O helicóptero Ingenuity da NASA pousa no Planeta Vermelho

O helicóptero Ingenuity da NASA pousa no Planeta Vermelho

O helicóptero Ingenuity da NASA pousou na superfície de Marte depois de ser liberado por sua nave-mãe, o Perseverance Rover, anunciou a agência espacial no final do sábado (4 de abril). O primeiro vôo do helicóptero será daqui alguns dias.

Histórico! Helicóptero Ingenuity, da NASA, fará primeiro voo em Marte em abril

Histórico! Helicóptero Ingenuity, da NASA, fará primeiro voo em Marte em abril

A NASA anunciou que o pequeno helicóptero Ingenuity fará seu primeiro voo em Marte a partir da primeira semana de abril. Confira!