Nesta terça-feira (12), a Agência Espacial Americana informou que o telescópio Kepler, responsável pela procura de planetas, foi recuperado e assim saiu do "modo de emergência". Conforme comunicado na NASA, os engenheiros conseguiram consertar o telescópio após comunicarem que ele estava passando por algumas dificuldades e que estava no nível operacional mais baixo que a nave.


                        Telescópio Kepler, desde que iniciou a sua missão, já descobriu cinco mil novos planetas. Destes, a NASA já confirmou a existência de mil.                           

Em sete anos que o telescópio está o espaço, esta é a primeira vez que o telescópio enfrenta algum problema no espaço. Kepler está a uma distância de 120 milhões de quilômetros da Terra e, na última semana, recebeu ordens de voltar suas lentes para a Via Láctea, para poder observar as estrelas em nossa galáxia. Porém, ele não conseguiu realizar o movimento e acabou entrando em modo de emergência.

Nesta semana, os cientistas ainda farão testes para verificar o real estado do telescópio antes de continuar a sua missão.

A primeira missão do telescópio foi completada em 2012. Desde então, ele alertou a NASA sobre a existência de 5.000 planetas fora do Sistema Solar, destes, mil já foram confirmados pela Agência.

Já em 2014, o telescópio iniciou a missão chamada K2, que além da busca por planetas fora do Sistema Solar, tenta identificar estrelas jovens, supernovas e também corpos astronômicos.