O brasileiro Hugo Barra está no comando da Xiaomi há algum tempo. Ele sempre costuma aparecer em vídeos explicativos dos produtos da empresa. No caso do Mi 5, o último smartphone de elite da companhia, não seria diferente.

Em um vídeo, o brasileiro aparece desmontando uma unidade do flaship e ainda faz comentários sobre a sua fabricação. A produção foi elaborada em duas partes, a primeira é mais direta, já a segunda conta com mais detalhes da produção.

De acordo com Hugo Barra, aumentar a velocidade de um smartphone é um dos grandes desafios na hora de desenvolvimento. Além disso, há uma quantidade grande de variáveis que acabam influenciando no tempo de execução do sistema operacional. Levando em consideração o fato, os engenheiros resolveram soldar a memória volátil (RAM) sobre o chipset. Com isso, é necessário apenas um curto período de tempo para que as informações sejam trocadas entre os componentes.

O Xiaomi Mi 5 conta com tela de 5,15 polegadas com resolução Full HD (1920 X 1080 pixels), 4 GB de RAM, 128 GB de memória de armazenamento interno, podendo ser expandido através de cartão micro SD. Além disso, o modelo conta com chipset Qualcomm Snapdragon 820, com processador de quatro núcleos com clock máximo avaliado em 2,15 GHz e Adreno 530 com placa gráfica.

A câmera principal do Mi 5 é de 16 megapixels, com estabilização óptica de imagem, já a câmera traseira é de 4 megapixels. O sistema operacional usado é o Android 6.0 Marshmallow e possui acesso às redes 4G LTE.

O Mi 5 já está sendo comercializado na China e também na Índia, com valor inicial de S$ 300 (cerca de R$ 1.000). Ainda não qualquer previsão de chegada do aparelho ao Brasil.

Veja abaixo os vídeos explicativos do aparelho:

Vídeo incorporado do YouTube