Cientistas desenvolvem madeira transparente

Os painéis de madeira transparentes poderão ser usados em construções, para que permitam a entrada de luz solar, bem como em janelas, painéis solares, entre outros.

Por Tecnologia Pular para comentários
Cientistas desenvolvem madeira transparente

Pesquisadores da KTH The Royal Institute of Technology, em Estocolmo, desenvolveram um novo tipo de madeira, que tem como diferencial a sua transparência.

"É, portanto de grande importância reduzir o consumo de energia no setor de construção. Neste contexto, a energia solar é bastante atraente, uma vez que é uma energia limpa, gratuita e inesgotável", diz o estudo.

"A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painés solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável", disse à BBC Brasil o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Cientistas desenvolvem madeira transparente

"Trata-se portanto de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painés solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas para o uso da energia solar, como o Brasil", acrescenta ele.

Para atingir o resultado não foi fácil, já que a base é a madeira comum. Ela passa por vários processos químicos para que possa perder a cor. Incialmente é feita a remoção da lenhina que faz parte da parece celular da madeira, após, o material, que já está esbranquiçado, passa por processos de ajuste em escala manoscópica para ficar ainda mais claro.

Por fim, é aplicado um polímero transparente na superfície porosa da lamina de madeira, o que resulta em um composto que permite a passagem de luz, porém, ainda fica levemente opaco.

Como resultado, um material que não é exatamente madeira e também não é tão transparente quanto o vidro. "O resultado é um material que combina o melhor de dois mundos, totalmente biodegradável e quase tão transparente quanto o vidro comum", disseram os pesquisadores.

A equipe responsável pelo projeto possui ainda um longo caminho, já que pretende melhorar a transparência do material e produzi-lo em maior escala, além de trabalhar com outros tipos de madeira.

"Já demonstramos que é possível fabricar a madeira transparente, em escala laboratorial. Agora, serão necessários investimentos para iniciar a produção comercial do novo material. E também desenvolver a técnica para que, nos próximos anos, também possamos transformar as próprias janelas e paredes das casas em painéis solares."

Os painéis de madeira transparentes poderão ser usados em construções, para que permitam a entrada de luz solar, bem como em janelas, painéis solares, entre outros. 

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários