Pesquisadores da KTH The Royal Institute of Technology, em Estocolmo, desenvolveram um novo tipo de madeira, que tem como diferencial a sua transparência.

"É, portanto de grande importância reduzir o consumo de energia no setor de construção. Neste contexto, a energia solar é bastante atraente, uma vez que é uma energia limpa, gratuita e inesgotável", diz o estudo.

"A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painés solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável", disse à BBC Brasil o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

"Trata-se portanto de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painés solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas para o uso da energia solar, como o Brasil", acrescenta ele.

Para atingir o resultado não foi fácil, já que a base é a madeira comum. Ela passa por vários processos químicos para que possa perder a cor. Incialmente é feita a remoção da lenhina que faz parte da parece celular da madeira, após, o material, que já está esbranquiçado, passa por processos de ajuste em escala manoscópica para ficar ainda mais claro.

Por fim, é aplicado um polímero transparente na superfície porosa da lamina de madeira, o que resulta em um composto que permite a passagem de luz, porém, ainda fica levemente opaco.

Como resultado, um material que não é exatamente madeira e também não é tão transparente quanto o vidro. "O resultado é um material que combina o melhor de dois mundos, totalmente biodegradável e quase tão transparente quanto o vidro comum", disseram os pesquisadores.

A equipe responsável pelo projeto possui ainda um longo caminho, já que pretende melhorar a transparência do material e produzi-lo em maior escala, além de trabalhar com outros tipos de madeira.

"Já demonstramos que é possível fabricar a madeira transparente, em escala laboratorial. Agora, serão necessários investimentos para iniciar a produção comercial do novo material. E também desenvolver a técnica para que, nos próximos anos, também possamos transformar as próprias janelas e paredes das casas em painéis solares."

Os painéis de madeira transparentes poderão ser usados em construções, para que permitam a entrada de luz solar, bem como em janelas, painéis solares, entre outros.