No fim das contas Batman vs Superman: A Origem da Justiça mostrou ser um bom filme de ação, e a crítica pode até nem concordar com isso, no entanto, se você é um fã da DC Comics e conhece os personagens deste longa de forma mais aprofundada, fica o aviso: Você certamente vai se decepcionar com ele, e muito! Ninguém sabe ao certo o que o diretor Zack Snyder tentou fazer mudando características importantíssimas dos dois principais personagens da DC, tornando-os algo que até mesmo quem não os conhece se pergunta: Por que eles estão agindo assim?

Se você gosta de filmes de super-heróis, mas não conhece muito bem tanto Batman quanto Superman, este certamente é um bom filme para você, pois ele tem algumas das melhores cenas de combates dos filmes de ação e a trilha sonora incrível é muito bem utilizada, no entanto, tudo isso se perde quando a essência da trama é esquecida e o foco do roteiro acaba virando outro completamente diferente do que um fã de uma das melhores fazes de histórias em quadrinhos da DC poderia esperar.

Já convidamos você a conferir o nosso post com 5 motivos para você assistir Batman vs Superman, onde listamos pontos positivos do longa que podem te levar para o cinema.

 

WATCHOUT! ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

Batman usando armas letais feito louco

Ok, você provavelmente vai dizer que o morcego já utilizou armas de fogo antes, e quase o tempo todo na era de ouro, e disso ninguém pode discordar, no entanto, você precisa levar em consideração certos pontos: A era de ouro do Batman tem como característica a apresentação de um personagem da Terra II, que é exatamente um ser alternativo ao que conhecemos dos clássicos; Em outras ocasiões, só vemos Bruce Wayne segurando uma pistola em casos extremos, onde o herói não sabe mais o que fazer, o que acontece algumas vezes em sua faze de Cavaleiro das Trevas. Além destes casos raros, a maior regra do morcego é justamente não utilizar nenhum tipo de arma letal! O Batman criado por Zack Snyder ignora completamente este conceito tão básico do personagem e o coloca para correr com um fuzil na mão, atirar com uma super metralhadora no Batmóvel e dar facadas em mercenários, o que é simplesmente inaceitável para o herói que conhecemos.

Um Superman que não acredita em si mesmo

Na esmagadora maioria das cenas onde o Superman aparece ele está com a mesma cara depressiva de sempre, desacreditando de seus poderes e pensando estar no mundo errado, fazendo algo de errado. Tudo bem, sabemos que o personagem tem suas crises existenciais nos quadrinhos também, mas ele jamais chega ao ponto de ter que ouvir da mãe que não deve nada ao nosso mundo, ele já sabe disso, e é por isso que sempre acredita na justiça e tem algum discurso motivacional e politicamente correto para sambar na cara da sociedade. Caramba! Tudo o que o Superman faz no filme parece não ter propósito nenhum, o seu único objetivo é mostrar ser um deus superior sem personalidade que vive para salvar pessoas, tentando ser alguém apenas enquanto "disfarçado". No desenrolar da trama, o personagem parece desistir, reagindo ao que precisa reagir, sem tentar se defender e mostrar que estão errados a respeito dele, apenas assistindo, como se fosse um saco de pancadas recebendo golpes de um lutador.

Não um filme, mas um trailer estendido para Liga da Justiça

Um dos propósitos do filme foi cumprido com segurança até demais: Mostrar o que teremos em Liga da Justiça, que estreia no ano que vem. Por que tomar tanto tempo de um longa tão importante, que apresenta uma das melhores se não a melhor histórias da DC Comics, simplesmente para nos contar que veremos certos personagens, mas ninguém sabe ao certo o porquê e nem como? Caramba, desenvolvam outros filmes de cada personagem da liga mostrando o seu encontro e poupem uma história tão profunda como Batman vs Superman de ter apenas vinte minutos de luta entre os heróis, enquanto o resto é apenas um trailer estendido do próximo longa do grupo. No fim da história temos a certeza de que tudo o que você viu foi uma enrolação nada conclusiva: Batman olha para a Mulher Maravilha e diz que precisam encontrar outros meta-humanos, ele só não sabe o porquê. What? Você precisa formar um grupo de heróis, mas ter um motivo? Só o que eu queria ver neste momento era um letreiro gigante escrito: "Liga da Justiça, Breve nos Cinemas".

Um Apocalypse que é derrotado em 15 minutos

Como um fã da DC Comics bem sabe, o Apocalypse é um dos maiores vilões dos quadrinhos, tanto que matou até mesmo o Superman, algo que pouquíssimos vilões seriam capazes de alcançar. No entanto, no filme, o antagonista é extremamente mal aproveitado, em 15 minutos de batalha contra os protagonistas e a Mulher Maravilha, que a muito já estavam amiguinhos, ele é derrotado miseravelmente. Tudo bem, um dos poderes do personagem é renascer mais forte, mas, você acha mesmo que Zack Snyder, que visivelmente gosta de fazer piada com clássicos da DC, vai trazer o personagem de volta? Duvido disso tanto quanto duvido que o Batman vai parar de atirar e dar facadas feito um louco ou o Superman vai conseguir criar coragem para mostrar ao mundo que ele está aqui por ele, e não apenas por nós.

A apresentação falha dos personagens

Man of Steel foi um filme um tanto quanto medíocre e exagerado, mas ainda assim foi bom e apresentou muito bem o Superman, no entanto, a DC decidiu simplesmente ignorar a apresentação de um personagem e a "quase obrigação" de apresentar igualmente os outros. Bruce Wayne é um cara que decide voltar as ruas para destruir o homem de aço e provavelmente nem ele sabe por que está fazendo isso, e a Mulher Maravilha é uma imortal que vem se escondendo por séculos de uma sociedade que ela parece não mais acreditar que precisa ser salva, até o Apocalipse aparecer. Se isto poderia gerar mais dinheiro, por que não apresentar o novo Batman e a Princesa Amazona em um longa exclusivo de cada um? Assim poderíamos saber o motivo do morcego ter ficado louco e ter virado um assassino e também descobrir por que a Mulher Maravilha viveu por tantos anos nas sombras até se ver obrigada a ajudar dois brigões inconformados a acabar com um mal maior. Espero que toda essa trama seja melhor explicada nos próximos filmes, mas que isto tome menos tempo do que tomou em Batman vs Superman.

Depois de ler tudo isso você ainda quer assistir ao filme? Aposto que vale a pena, pois você pode conferir também cinco motivos para assistir Batman vs Superman clicando aqui! Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo contando para a gente se o filme te agradou. ;)