No início de fevereiro, o Uber revelou que pretendia expandir os seus serviços para mais locais do Brasil. A intenção, principalmente, era chegar às regiões Norte e Nordeste.

Desejo realizado, na última quinta-feira (3), o Uber começou a operar no Recife. Agora, a população do local já pode usar o aplicativo como nova alternativa de transporte.

Nada diferente de outras cidades brasileiras, o Uber também deverá enfrentar problemas com os taxistas no Recife. A Secretaria de Mobilidade do Recife, inclusive, já se manifestou, e disse que a Lei Federal 12.587/2012 determina que o transporte remunerado de passageiros, seja coletivo, escolar ou individual, "é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros."

Já o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sindtáxi-PE) diz que haverá reação à chegada do Uber. Conforme o órgão, a diferença de condições para motoristas vinculados à empresa e para os taxistas é muito diferente. A categoria ainda irá avaliar os procedimentos legais a serem tomados, informou o presidente do sindicato, Everaldo Menezes.

O Uber já presta serviços em oito cidades brasileiras. No recife, o valor cobrado é 40% a menos que uma corrida de taxi.

Apesar de todos os problemas enfrentados nas cidades em que o Uber está instalado, a empresa de transporte não se intimida, e está determinada a aumentar os seus serviços.

Através de comunicado, o aplicativo revelou que pretende contratar mais 50 mil motoristas no Brasil e chegar a 100 funcionários em seus escritórios no país até o final do ano. Atualmente, o número é de 53.