A Ubisoft já tem uma certa fama de lançar seus jogos com gráficos completamente inferiores aos apresentados em trailers e conferências de grandes eventos, foi assim com Watch Dogs e Rainbow Six Siege, e parece que será assim com The Division também, no entanto, dessa vez a polêmica parece ser ainda maior por alguns rumores que estão rolando na web.

Foi o seguinte: um desenvolvedor da Ubisoft cedeu entrevista a um canal do YouTube, nela o mesmo dá a entender que os gráficos no PC do game The Division não estão tão desenvolvidos quanto o apresentado em trailers devido aos consoles, que supostamente ficariam com os gráficos muito inferiores. Em um comunicado público, a empresa disse não ter realizado o downgrade.

Na entrevista cedida ao canal Team Epiphany, um desenvolvedor - que não teve o seu nome revelado - respondeu a seguinte pergunta aos 13 minutos do vídeo:

"Como um desenvolvedor, vocês possuem alguma restrição [na versão para PC] baseado naquilo que teremos nos consoles? O quão longe é possível ir?

Isso é definitivamente algo que contribui, mas uma coisa boa sobre The Division é que sempre consideramos a versão para PC como algo separado. Trabalhei em outros projetos anteriores nos quais as edições para computadores são parte do que temos nos consoles, elas carregam essas limitações, mas sempre temos em mente de que teremos um PC dedicado para isso, então a diferença não é tão gritante. Nós temos que manter (o jogo para computador) no mesmo nível do que existe nos consoles, seria injusto oferecer a estes algo que estivesse muito além. Entretanto, é uma ideia interessante ter um bom PC para rodar The Division."

Nós temos que manter (o jogo para computador) no mesmo nível do que existe nos consoles, seria injusto oferecer a estes algo que estivesse muito além"

Em resposta ao site PCGamesN, a Ubisoft negou o comentário de seu desenvolvedor e disse que o mesmo foi mal interpretado pela comunidade: "Algo que nos chamou a atenção foi um comentário de um dos membros de nossa equipe, que os membros da comunidade interpretaram dizer que a versão PC de The Division 'foi prejudicada', o que simplesmente não é verdade".

De acordo com a Ubisoft, o jogo estava sendo desenvolvido de maneira separada para o PC, garantindo o melhor desempenho possível para a plataforma. "Desde o começo, a versão PC de The Division foi projetada do zero, e nós estamos confiantes que os jogadores vão gostar do jogo e dos recursos que essa versão tem a oferecer. E o feedback dos jogadores de PC que participaram do recém-encerrado beta fechado apoia isso", diz a empresa.

Tom Clancy’s The Division tem muito a melhorar para ficar mais parecido com o apresentado em trailers nos últimos anos, mas só teremos certeza que o game estará otimizado no dia 8 de março de 2016, quando ele chega ao mercado para PlayStation 4, Xbox One e PC.