Nesta quinta-feira (4), o Facebook está completando 12 anos e, para celebrar a data, a rede social disponibilizou um vídeo intitulado como o "Dia do Amigo". A intenção é celebrar a amizade com fotos dos membros da rede social juntamente com as imagens postadas dos seus amigos. A montagem, que tem direito a cards e trilha sonora, pode ser compartilhado na rede social.

A disponibilidade do vídeo acabou deixando muitas pessoas confusas. Afinal, qual o dia do amigo? No Brasil, a data é comemorada em 18 de abril, já internacionalmente, 20 de julho é o dia escolhido para celebrar a amizade.

De acordo com o Facebook, a ideia não é modificar a data, apenas aproveitar a ocasião do seu aniversário. "Estamos usando a data para lembrar o mundo da importância de se conectar", explica.

Assim sendo, no 12º aniversário do Facebook quem ganha são os usuários, já que poderão relembrar os melhores momentos dentro da rede social com os seus amigos, com fotos e comentários mais relevantes ao longo de todo o tempo.

Doze anos de Facebook

Há doze anos surgia o Facebook, que nada lembrava a interface atual. Na época, apenas estudantes de Harvard poderiam acessar a página. Já em 2005, o número de universidades que poderiam fazer parte da rede já era bem maior, chegando inclusive para países como Reino Unido, México e Porto Rico.

A rede social foi se estendendo, sendo que chegou a ser disponibilizada também para estudantes do ensino médio, além de funcionários de empresas de tecnologia.

O sucesso foi grande, claro, até que em 2006 o Facebook ganhou o mundo e foi ofertada para todas as pessoas. Além da obrigatoriedade de possuir um e-mail, também era preciso ter mais de 13 anos para acessar a rede.

Vale notar que o caminho do Facebook não foi totalmente florido. Até hoje a rede social enfrenta vários processos judiciais. Um dos mais importantes diz respeito ao suposto roubo de ideia original da rede. Divya Narendra e os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss - acusaram Mark Zuckerberg de ter lançado a rede social após  roubar a ideia.

Após anos de disputa, em 2011 os irmãos aceitaram o acordo de US$ 20 milhões e ainda uma parcela das ações do Facebook no valor correspondente a US$ 150 milhões.

Mesmo com todos os problemas, o Facebook continuou inovando e conquistando cada vez mais usuários em todo o mundo. Sendo hoje a rede social mais usada.

E você? Já comemorou com o Facebook as suas amizades na rede social? Se não, veja o seu vídeo e compartilhe com os demais usuários.