Como bem sabemos, o Brasil está sofrendo com os efeitos do mosquito Aedes Aegypti. Além da conhecida dengue, o mosquito também é transmissor do vírus Zika e da chikungunya. Para completar o efeito do causador das enfermidades, há vários casos de microcefalia em bebês está relacionado ao Zica vírus.

Levando em considerado o fato, Mark Zuckerberg, através de um post no Facebook, convida os usuários a assistirem um vídeo de uma campanha promovida pela própria rede social em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

O CEO do Facebook, no texto, ressalta a importância de se evitar a disseminação do mosquito, já que ainda não há remédios específicos para o tratamento, bem como vacinas contra o Zika. Zuckerberg disse que o mais importante no momento é evitar as picadas dos mosquitos. "Como uma comunidade, nós podemos ajudar na luta contra o vírus Zika aumentando a sensibilização", disse.

Mark Zuckerberg mencionou ainda que o vírus já está presente em mais de vinte países e é "um dos maiores desafios da saúde pública" na atualidade. Além disso, ele mencionou o risco das mulheres grávidas ao contraírem o vírus, já que há ligação entre o Zika e os casos de microcefalia em bebês.

Juntamente com o apelo, Zuckerberg divulgou um vídeo com orientações de como evitar a proliferação do mosquito. Várias ações já estão sendo feitas para acabar com o mosquito, porém, o mais importante é o trabalho feito pelas próprias pessoas em suas casas, ou seja, eliminar qualquer local de água parada. Somente com a conscientização de todos será possível eliminar o inseto, e com isso, os problemas causados por ele.

Por isso, não custa reforçar, além de Mark Zuckerberg e também outras autoridades no assunto, nós do Oficina da Net também estamos solidários a causa, e reforçamos a ideia de nos unirmos para que o mosquito desapareça. Então, não deixe de olhar o seu quintal, verificar se há algum ponto com água parada. Todo cuidado é pouco, vale a pena investir alguns minutinhos do dia e fazer a verificação adequada.