Australianos foram os responsáveis por descobrirem o maior sistema solar do Universo, ele é formado apenas por um planeta e uma estrela, que estão separados por bilhões de quilômetros de distância.

"Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe", comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana.

Sistema Solar descoberto por grupo australiano é relativamente jovem se comparado com o nosso sistema, que possui 4,5 bilhões de anos.

A Universidade Nacional Australiana possui uma equipe internacional de investigadores que estudam o planeta, que foi batizado de 2MASS J2126-8140.

A equipe ainda descobriu que o planeta possui massa 12 vezes superior à de Júpiter e ainda orbita ao redor de uma estrela anã conhecida como TYC 9486-927-1.

Os corpos estão separados por uma distância de 6,9 mil unidades astronômicas. Isso significa, 0,1 ano luz ou um trilhão de quilômetros, divulgou a Universidade Nacional Australiana.

Os cientistas acreditam que o sistema solar seja relativamente jovem e tenha surgido entre 10 a 45 milhões de anos atrás. O nosso sistema solar possui cerca de 4,5 bilhões de anos.

A equipe ainda não sabe como o sistema pode ter se formado. "Não é provável que ele tenha se formado como o nosso sistema solar, de um grande disco de poeira e gás", disse Murphy.