De acordo com o Facebook, os usuários do aplicativo do Facebook que rodam com o sistema operacional Android poderão agora acessar de forma anônima a rede social através do serviço Tor. A novidade é muito boa para quem busca privacidade e ainda para aqueles que moram em países em que o Facebook é proibido.

O recurso ainda é experimental, mas os usuários já podem habilitar o novo recurso a partir das configurações do aplicativo do Facebook.


Aplicativo do Facebook para Android agora está disponível através da rede Tor.

Inicialmente, o usuário precisa instalar um aplicativo que está disponível na Google Play chamado Orbot, que funciona de forma semelhante a um proxy para direcionar o tráfego através do Tor.

Porém, em razão de toda rede de anonimato envolvida, a rede social não conseguirá enviar qualquer notificação do aplicativo. Assim sendo, os usuários terão que verificar as novidades da rede social manualmente.

O Tor é responsável pelo direcionamento do tráfego através de uma série de computadores aleatórios que participam da rede. Tal rede utiliza a criptografia e com isso, ninguém consegue saber a fonte e também o destino final de uma conexão.

"Todos no mundo precisam de mais privacidade online e quase todo mundo está no Facebook", disse Kate Krauss, porta-voz do Tor Project, via Signal, um serviço de mensagens criptografado. "Isso vai permitir que as pessoas escolham se querem compartilhar sua localização ou não."

Conforme mencionado acima, o sistema está disponível apenas para usuários Android. De acordo com Krauss, o Tor não tem intenção de oferecer o serviço no aplicativo do Facebook para iPhone