Chegará ao Brasil uma nova opção de uso de internet. Trata-se de um serviço de banda larga via satélite da operadora Hughes. A empresa americana tem como objetivo levar internet veloz para locais no país que não são bem atendidos pelas demais operadoras. Em julho o serviço deverá desembarcar no Brasil.

"A ideia é promover o serviço em áreas que não são bem atendidas por outras operadoras. A Hughes já oferece esse serviço há mais de dez anos nos Estados Unidos. Não estamos fazendo testes, estamos trazendo o serviço que já oferecemos com sucesso no mercado americano" destacou Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.

De acordo com a Hughes, o seu principal serviço deverá custar em média 200 reais, com velocidade de conexão de 10 Mbps. A banda larga terá limite de franquia de dados. Assim, serão 20 GB por mês para navegação durante o dia e 40 GB para as noites. Por isso, os downloads mais pesados devem ser feitos no período da noite.

O usuário, caso exceda a sua franquia de dados, terá sua velocidade reduzida. Também será possível adquirir pacotes adicionais, que serão comercializados através de um aplicativo próprio da empresa.

Nos Estados Unidos, a empresa já possui 1,5 milhão de assinantes. No Brasil, a companhia planeja planos de expansão de três fases: No primeiro ano o serviço estará disponível para 82% do território nacional; em 2018 para 90%; e chegar a 100% em 2020.

"A Hughes já oferece esse serviço há mais de dez anos nos Estados Unidos. Não estamos fazendo testes, estamos trazendo o serviço que já oferecemos com sucesso no mercado americano", disse o presidente da empresa.

A Hughes foi reconhecida pela Federal Communications Comission, o órgão regulador de operadoras dos EUA, semelhante à Anatel, como uma empresa que entrega a velocidade contratada de modo correto aos seus clientes.