Stephen Hawking fez um alerta sobre os perigos do avanço tecnológico e da ciência. Conforme o astrofísico, tais progressos irão promover "novas vias pelas quais as coisas podem terminar mal". Hawking citou os riscos para o mundo, como uma possível guerra nuclear, aquecimento global e ainda os vírus de engenharia genética.

"Apesar de a possibilidade de ocorrer um desastre na Terra parecer muito baixa agora, nos próximos 1.000 a 10.000 anos, isso é quase uma certeza", afirmou Hawking.

As declarações foram extraídas de conferências que o cientista gravou e que serão emitidas nos próximos 26 de janeiro e 2 de fevereiro no programa Reith Lecture da "BBC" Radio 4.

Hawking disse ainda que a humanidade poderia sobreviver somente se conseguisse estabelecer e suspender colônias no espaço.

"Não estabeleceremos colônias autossustentáveis no espaço pelos próximos 100 anos, então deveremos ter muito cuidado neste período", afirmou. "É possível que os humanos possam reconhecer a tempo os perigos da ciência e da tecnologia para 'controlá-los'.",

"Apesar de a possibilidade ocorrer um desastre na Terra pareça agora muito baixo, será quase uma certeza nos próximos mil ou dez mil anos", disse.

Vale notar que esta não é a primeira vez que o físico chama a atenção sobre os perigos da tecnologia. Em dezembro de 2014, Hawking disse também à BBC sobre a possibilidade da inteligência artificial acabar com a raça humana.

"Quando a inteligência artificial for completamente desenvolvida pelos seres humanos, ela pode progredir por si mesma e se redesenhar a um ritmo cada vez maior", disse ele.

No entanto, Hawking ainda se mostrou uma pessoa otimista, e disse que acredita ainda que os humanos possam ainda reconhecer a tempo todos os perigos do avanço da tecnologia, e com isso poder manter o controle.