O sistema Android é aberto, porém, ele não tem como recurso nativo, a possibilidade de ler, abrir ou reproduzir todos os formatos de arquivos. Entretanto, devido à diversidade de app disponíveis é possível garantir o suporte para qualquer extensão ou tipo de arquivo desejado. Para abrir todos os tipos de arquivos, veja passo a passo:

Arquivos de áudio


Reprodução

O player nativo abre normalmente arquivos em MP3, porém, outros formatos não são possíveis, por isto, os usuários que ouvem músicas em audiobooks no smartphone ou tablet precisam encontrar o player correto. Na loja oficial é possível encontrar inúmeros, porém, o destaque fica para os dois abaixo:

PowerAmp

O PowerAmp possui suporte para MP3 e outros formatos como MP4, M4A, ALAC, OGG, WMA, FLAC, WAV, APE, WV e TTA. Além disso, o app possui outras funções que possibilitam o uso intuitivo e a possibilidade de personalização garantindo sua popularidade entre os players.

MortPlayer Music


Reprodução

O MortPlayer Music é uma alternativa gratuita que também funciona com todos os formatos, com exceção do suporte para arquivos FLAC e WMA que irá funcionar dependendo do dispositivo.

Documentos do Office


Reprodução

Para conseguir ter acesso aos documentos do Microsoft Office existe uma variedade de apps que conseguem ler e editar estes arquivos. Exemplo é o Polaris Office e o WPS Office + PDF que conseguem abrir todos os formatos da Microsoft e os arquivos em PDF.

Para baixar o Polaris Office  /  Para baixar o WPS Office + PDF:

                          

OpenOffice

Já esta opção consegue ler e editar extensões como ODT, ODS, ODP, ODG e ODF no Android.

Fotos


Reprodução

O app Galeria possui suporte para os formatos JPEG, GIF, PNG e BMP, mas não para o TIF. Desta forma se você deseja uma alternativa o usuário pode utilizar:

QuickPic

O QuickPic é bastante popular e gratuito, com ele é possível ver de forma rápida suas fotos e ainda possui suporte para arquivos TIF.

Fast Image Viewer

Para quem procura por imagens com formatos mais exóticos, outra opção é o Fast Image Viewer. O app também é gratuito exibe imagens em TIF, e até mesmo o raro FAX.

Imagens em RAW

Já os arquivos com formato RAW o ideal são os aplicativos específicos.  O usuário que utiliza o Photo Mate pode comprar o Photo Mate Raw Extension. Outra opção é o Raw Decoder e o RawDroid Pro.

Para baixar o Raw Decoder   /   Para baixar o Raw Decoder Pro:

                            

Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop também é útil para quem deseja abrir arquivos PSD, porém, somente o Photoshop Mix consegue executar estes arquivos.

Converter e editar fotos


Reprodução

Através do Image Converter, as extensões podem ser convertidas, porém, com O JPEG Converter é possível converter arquivos em PNG, GIF e BMP para JPEG.

Para baixar o Picture Converter Arquivo   /   Para baixar o JPEG Converter.

                                          

Vídeos


Reprodução

O VLC é uma alternativa, pois ele consegue reproduzir extensões de áudio e vídeo, o programa também possui suporte para legendas e ajuste de proporção de tela. O app também possui recurso que permite alterar volume e luminosidade, por meio dos gestos.

MoboPlayer e MX Player

Outras opções diferentes da acima são o MoboPlayer e o MX Player. Ambos possuem opção de legenda, multi-áudio, streaming e listas de reprodução.

Para baixar o MoboPlayer    /    Para baixar o MX Player.

                                 

Arquivos


Reprodução

Em alguns casos é necessário descompactar os arquivos no seu dispositivo Android, para isto é possível utilizar os seguintes apps: B1 Free Archiver, o Easy Unrar, Unzip & Zip e o ZArchiver. Todos os programas são gratuitos e abrem todos os formatos de arquivos mais usados.

Para baixar o B1 Free Archiver   /    Para baixar o Easy Unrar    /    Para baixar o Unzip & Zip e o ZArchiver

                           
                         

E vocês leitores, qual destes aplicativos usam? Recomendam outro? Deixe sua opinião nos comentários.