O câncer, como sabemos, é uma doença devastadora. Infelizmente, se ele não for reconhecido e tratado na fase inicial, muitas pessoas acabam perdendo a vida em decorrência da doença.

Porém, as pesquisas não param, tanto para desenvolver tratamentos mais eficazes quanto para a detecção precoce do câncer. Pesquisadores japoneses, por exemplo, criaram um sensor capaz de detectar diferentes tipos de câncer através do hálito da pessoa.


Sensor para detectar cancêr será tão popular quanto um teste de gravidez de farmácia.

Assim sendo, dentro de seis anos será possível encontrarmos testes caseiros para câncer, já que os materiais do teste são de baixo custo. O invento foi feito por pesquisadores do The National Institute for Materials Science (NIMS), no Japão, e consiste em um sensor que conta com uma película com um chip. Ele pode analisar o odor e também as substâncias presentes no hálito e com isso detectar se existe a possibilidade de haver um câncer no indivíduo.

De acordo com o Gadgets.ndtv, a invenção precisa ser usada em conjunto com um dispositivo eletrônico, como um smartphone. O sensor, além de detectar tumores, pode ainda identificar problemas no fígado ou mesmo nos rins, e também diabetes e asma.

O tempo para desenvolver o produto é de seis anos. Neste período os pesquisadores poderão aperfeiçoar a precisão do sensor e ainda incluir mais dados sobre os odores de cada tipo de câncer.

Empresas como Kyocera Corp., NEC Corp., Sumitomo Seika Chemicals Co., Osaka University, além de uma fabricante de equipamentos de precisão na Suíça também estão envolvidas no desenvolvimento no sensor. O valor do produto seria de 10 reais.

Somente no Japão, mas de 400 mil pessoas morrem de câncer por ano. Esta é uma das principais causas de morte no país.