De acordo com a polícia britânica, um dado vem preocupando usuários de redes sociais próprias para encontros. O número de supostos delitos que envolvem pessoas que utilizam o Tinder e o Grindr aumentou sete vezes em dois anos no Reino Unido.

Os delitos são tão graves que especialistas solicitaram às autoridades que lancem uma campanha de conscientização sobre os perigos de falar com estranhos através destas páginas. Entre as denúncias aparecem casos de violação, assédio sexual a menores e até tentativa de assassinato.

De acordo especialistas, os usuários estão vulneráveis à "extorsão sexual". Sendo que tais números podem ser apenas "a ponta do iceberg" do problema, já que muitas das vítimas sentem medo e até mesmo vergonham de informarem a polícia sobre o fato.

Em 2013 totalizaram 55 denúncias na Inglaterra e Gales relacionadas com o Grindr ou Tinder. Já em 2014, o número aumentou para 204, e no ano passado totalizaram 412 denúncias até o mês de outubro, disse a polícia.

As acusações que envolvem delitos sexuais ou violentos foram os mais comuns, somando 253 alegações de violência e 152 relatórios de crimes sexuais, o que inclui assédio a menores, violação e exploração infantil.

Os números mencionados pela polícia estão de acordo com as denúncias que tais aplicativos foram mencionados, porem, não significa que a plataforma tenha sido usada diretamente pelo acusado.

O Conselho Nacional de Chefes de Polícia do Reino Unido está encorajando todas as vítimas a denunciarem e também buscarem apoio. Além disso, está aconselhando que os usuários não compartilhem informações pessoais com os demais até que tenham bastante segurança para fazer isso.

O que diz o Tinder?

Em resposta às acusações a assessoria do Tinder entrou em contato para enviar seguinte nota:

Pessoas mal intencionadas existem em cafeterias, livrarias, nas redes sociais e em aplicativos. O Tinder se tornou uma das maiores plataformas sociais do mundo, responsável por 10 bilhões de conexões nos últimos anos e, apesar de não estarmos imunes a estas pessoas, é fato que elas representam uma minúscula parcela das nossas experiências. Nós levamos a segurança de nossos usuários muito a sério e continuamos a alertá-los sobre a importância de estarem sempre alertas, prestando atenção nas nossas dicas básicas de segurança, usando o senso comum nas interações e reportando qualquer atividade suspeita na opção "Denúncia", no menu disponível na tela de conversas.


Participe da discussão nos comentários.