A maior parte dos usuários não possui um plano de dados ilimitado, por isto, a maioria mantém o cuidado para que os seus dados não acabem antes do fim do mês. Desta forma, para conseguir reduzir o consumo de dados do seu aparelho Android, reunimos algumas dicas, confira.

Não utilize os seus dados móveis


Reprodução

Apesar de parecer difícil a alternativa é procurar no local que você esteja uma conexão Wi-Fi disponível. Esta dica também vale para caso você esteja viajando, pois o roaming de dados pode usar mais do que o Wi-fi gratuito. Para facilitar procure por apps que oferecem busca de redes Wi-Fi e compartilhamento de senhas, como o Mandic Magic, por exemplo.

Evite o upload de arquivos quando estiver fora de casa


Reprodução

Muitos usuários deixa o upload automático, no entanto, o volume dos dados transferidos pode ser enorme, e eles podem consumir os dados do seu plano, assim como fazer o compartilhamento de vídeos.

Serviços de streaming apenas com Wi-Fi


Reprodução

Para entender, escutar uma música no streaming do Spotify com 320 Kbps irá utilizar 133 MB de dados por hora (lembrando que as faixas repetidas não consomem, pois estão salvas no cachê). Já um vídeo em streaming e Full HD podem consumir 15 MB por minuto. Mas se você não consegue ficar sem o streaming a alternativa é ajustar suas configurações, pois, por exemplo, um streaming de música a 320 Kbps e a 160 Kbps, possui pouca diferença (a não ser que seu fone seja de extrema qualidade), portanto, procure se possível ouvir em 160 Kbps, pois assim consegue diminuir o consumo de dados pela metade.

Utilize app de mensagens


Reprodução

Para manter a taxa reduzida uma alternativa é evitar voz e vídeo, por isto, opte por mensagens instantâneas e não utilize chamadas de voz pelo WhatsApp ou Skype.

Publicidade em excesso


Reprodução

Conforme William Halfond e pesquisadores do Rochester Institute of Technology nos Estados Unidos e no Canadá através dos textos dos apps mais baixados no último ano, foi descoberto que os aplicativos grátis fazem o uploads e downloads constantes por meio das publicidades. Além disso, na pesquisa foi descoberto que esses aplicativos de propaganda, utilizam até 100% mais de dados do que aqueles que não tem, e com isto eles podem consumir até 79% a mais de rede de dados.

Configurar as atualizações dos apps para Wi-Fi


Reprodução

Para configurar o seu smartphone o usuário deve entrar na Google Play Store, depois selecionar "Menu > Configurações > Atualização automática do app > Não atualizar/Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi".

Dados consumidos em segundo plano


Reprodução

A maioria dos usuários não sabe mais os aplicativos consomem seus dados mesmo que não estejam ativo, exemplo é na função para compartilhar uma informação do GPS. Para saber quais consomem basta ir em "Configurações > Uso de dados", assim é possível ver uma lista completa dos apps que estão em atividade e quais estão utilizando os dados. Caso o usuário selecionar algum será apresentando os dados utilizados em primeiro e em segundo plano, com isto é possível restringir os dados em segundo plano de cada app.

Salvar os documentos


Reprodução

Os serviços na nuvem podem ser úteis, porém, os arquivos mais utilizados podem ser salvos direto no aparelho, desta forma, economiza os dados móveis, uma alternativa é utilziar aplicativos offline. Para quem procura um aplicativo com este recurso uma dica é o Google Drive.

Sincronização automática


Reprodução

Não é necessário manter todos os seus aplicativos sincronizados, por isto, uma opção é desativar a sua Sincronização Automática. Para esta função, vá em Configurações > Uso de dados > Menu > Sincronização automática dos dados e selecione para desativar.

Diminuir consumo de dados no app do Chrome


Reprodução

O navegador Chrome apresenta a opção para reduzir o uso de dados, para ativar a função vá em "Menu > Configurações > Reduzir dados". Com a função ativa sempre que estiver em um site será possível comprimir as páginas antes de carregá-las.

Comprimir arquivos de mídia com Opera Max


Reprodução

Confira o nosso Ranking de Reviews!

O Opera Max consegue economizar os dados, além disso, ele também possui controle sobre o consumo destes dados. Com o app ele consegue trabalhar com as redes 3G/4G/LTE e Wi-Fi, assim ele economiza fotos, compacta vídeos e mídias no geral, apps e sites sem que perca toda qualidade. Mas além desta função o Opera Max consegue economizar bateria por meio do bloqueio de aplicativos que estão em segundo plano. Outra função é que ele consegue fazer o gerenciamento das redes Wi-Fi, assim o Max consegue controlar os apps que estão em segundo plano quando conectados ao Wi-Fi.

Com estas dicas é possível reduzir o uso de dados. Você utiliza outros métodos? Deixe nos comentários.