Alguns smartphones possuem o seu volume baixo, além disso, a maioria dos aparelhos possuem em seu design os microfones na parte traseira do aparelho, por isto não facilita muito na qualidade do som. Entretanto, existem algumas alternativas para melhorar a qualidade de som do seu smartphone Android, por isto reunimos sete dicas para ajudar com o volume do seu aparelho. Leia também: Os melhores aplicativos para baixar música no Android.


Reprodução

1 - Descubra onde ficam os alto falantes

Pode parecer óbvio, mas é importante que o usuário saiba onde ficam os alto falantes do seu dispositivo. Geralmente os aparelhos possuem duas grades de alto-falantes, mas apenas uma delas reproduz som. Em outros telefones, como os linha Xperia, apresentam grades pequenas que às vezes nem podem ser notadas.

Para ajudar a descobrir coloque uma música para tocar e cubra os buracos do seu dispositivo assim é possível saber de onde vem o som.

No momento que o usuário souber se os alto-falantes estão na parte da frente, do lado ou atrás é possível aproveitar as saídas de som do aparelho, mas é importante também que o usuário não bloqueie as saídas de som, algo comum quando está segurando o aparelho na horizontal.

2 - Retire sua capa de proteção

A capa de proteção pode afetar na qualidade do som, pois as vibrações que ocorrem dentro do telefone podem ser abafadas devido às camadas da sua capinha, seja ela de borracha ou plástico.

3 - Utilize um equalizador

A maioria dos smartphones não possuem controles de som completos, com exceção dos aparelhos da Sony, por isto grande parte utiliza equalizador básico, que funciona somente no aplicativo de música do fabricante por isto é natural que eles não sejam compatíveis com o restante.

Em todo caso é preciso lembrar que nenhum destes dispositivos faz milagre, mas basta alguns ajustes que pode trazer a melhora.

Uma dica é utilizar o Música Volume EQ, porém, o app só funciona quando utiliza fones de ouvido, por isto, depois de baixar o app ele será aberto e o usuário irá observar a  interface do seu player de música.

No aplicativo existe um equalizador bem simples com possibilidade de regular volume e ajustes de equalização e o controle do baixo fica na inferior esquerda da janela.

4 - Procure um aplicativo de música

Para auxiliar o usuário também pode substituir o aplicativo de música pré-instalado do seu aparelho, assim é possível garantir um melhor controle de áudio. A dica para os usuários é utilizar o Poweramp ou o Equalizer+, pois eles possuem possibilidade de alterar o som entre outras funções. O app Equalizer+ apresenta equalizador de cinco bandas e o Poweramp de dez bandas, além disso, acessar as melhores funções pode custar um pouco, porém, são bem úteis.


Poweramp

Lembrando que os famosos apps como Spotify, Google Play Music e outros também possuem sistemas de equalizador.

Leia também: Música no trabalho: Ajuda ou atrapalha?

5 - Root do seu telefone

Se o usuário tiver permissões de root, é possível configurar diversas características do seu dispositivo, assim como o som. Para isto um dos apps mais comuns para uso é o Viper4Android. Mas por favor, tenha certeza do que está fazendo e não se aventure sem os conhecimentos necessários.


Reprodução

Para este app existem versões de acordo com a sua versão do Android e do equalizador nativo, além disso, todas as versões estão na Play Store e ainda pode ser feito o download no site oficial do Viper ou no tópico do XDA Developers.

Através deste app é possível garantir diversas configurações, além do mais ele possui uma interface bem detalhada que permite configurar o som separadamente caso for utilizar fones de ouvido ou alto-falantes.

6 - Utilize fones de ouvido

Alguns auto falantes não possuem qualidade de som (o HTC é uma exceção), por isto, para escutar música com qualidade o fone de ouvido pode ajudar, porém, também é preciso que eles sejam bons, além disso, alguns ajustes de som não funcionam antes de conectar o seu fone. 

7 - Volume do sistema

Você também pode colocar a criatividade para trabalhar e fazer seu próprio amplificador de som. Primeiro pesquise sobre as ondas de som, por exemplo, coloque o seu aparelho com os alto-falantes virados para a parede ele terá uma reverberação mais alta e mais aguda, além disso, essa lógica vale também ao colocar seu telefone em caixas ou vasilha, assim pode melhorar a altura do seu som.


Reprodução

Você já fez algo semelhante para melhorar a qualidade de som do seu smartphone? Utiliza aplicativos? Não deixe de nos contar nos comentários!

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.