As grandes companhias estão investindo capaz vez em realidade virtual. A Nokia, recentemente, apresentou uma câmera especial que será comercializada por nada menos que US$ 60 mil, e acreditem, já tem muita gente interessada no equipamento.

Porém, para quem não dispôs de tanta grana, o Google desenvolveu um aplicativo que permite ao usuário capturar imagens em realidade virtual através da câmera do próprio smartphone. As fotos podem ser visualizadas normalmente com a ajuda do Cardboard.

O alto custo dos equipamentos e câmeras especificas para o consumo de realidade aumentada sempre foi um dos grandes empecilhos para a popularização de conteúdos. Porém, para que essa ideia seja desmistificada, o Google irá permitir que todos os usuários possam desenvolver conteúdos com tal realidade. O material poderá ser de uso particular bem como compartilhado com os demais usuários.

O aplicativo Câmera Cardboard já está disponível na Google Play  e com ele os usuários poderão capturar imagens em realidade virtual através da própria câmera do smartphone. Com isso, os utilizadores contarão com um registro cheio de sons que acontecem durante a foto e ainda será possível olhar ao redor para relembrar toda cena envolvida durante a captura da imagem.

As fotos com realidade virtual são tridimensionais e as imagens podem transportar o usuário de volta ao local da imagem, já que poderá ver tudo o que estava ao redor no momento da foto, bem como escutar os sons do momento.

Para obter o recurso é necessário realizar o download do Câmera Cardboard. Após baixa-lo já é possível realizar a captura das imagens em realidade virtual. Vale notar que é preciso ter o Android 4.4 ou superior no smartphone, também é preciso ter 33MB de espaço na memória interna.