O Google Play disponibiliza diversos apps gratuitos em sua loja oficial. Diante disso, os usuários podem contar com filmes, livros, músicas, apps e jogos, além de outros tipos de serviços online. Quando um usuário baixa estes aplicativos é possível garantir espaço de armazenamento no Google Drive, além de créditos em dinheiro no Google Play, a loja oficial do Google.


Divulgação/Google

Para ter estes benefícios não existe segredo, já que existem algumas formas de conseguir as ofertas de forma simples e fácil.

Aplicativos e jogos

Para garantir os jogos gratuitos da Google Play é simples, basta o usuário entra em ‘Apps’ e verificar qual ele deseja instalar. No seu smartphone, abra o aplicativo do Google Play Store e selecione ‘Apps’ ou ‘Jogos’ e depois defina as categorias como ‘Top gratuitos’ ou ‘Top novos gratuitos’.

Músicas


Divulgação/Google

Para os usuários que não gostam de gastar com música, o Google Play Música é uma alternativa, portanto, para acesso, o usuário deve clicar na aba ‘Música’ e selecionar ‘Músicas grátis’. Na página é possível escolher entre os álbuns gratuitos, assim como as músicas e EPs. Nesta categoria também é possível verificar amostras de todas as faixas inúmeras vezes.

Livros

Já os livros gratuitos no Google Play Store podem ser baixados no seu celular com simplicidade, basta o usuário ir na categoria ‘Livros’ e optar pela opção ‘Top gratuitos’.


Divulgação/Google

Já pelo computador, basta o usuário entrar em ‘Livros’ e depois descer a barra de rolagem até a opção ‘Livros gratuitos’. O interessante é que diversas editoras oferecem os livros como amosita grátis para que os leitores leia antes de comprar.

Banca


Divulgação/Google

A loja também oferece publicações com tempo de avaliação gratuita, portanto, o usuário pode desfrutar de revistas e jornais de graça. Para o acesso, abra o app no celular, selecione ‘Banca’, conheça as revistas disponíveis e veja qual é do seu interesse, pela web o usuário também pode fazer o mesmo.

Filmes e TV

O aplicativo da Google Play Store e a sua versão web também oferece filmes gratuitos. Para ter acesso a este conteúdo basta procurar por títulos gratuitos.


Divulgação/Google

Além disso, os filmes pagos apresentam trailers que permite conhecer melhor a história antes de fazer uma compra. Através destes procedimentos é possível desfrutar dos conteúdos gratuitos que possuem qualidade, porém é preciso frisar que quando o usuário faz download de conteúdo gratuito o Google Play Store, considera como transação (mesmo que seja R$0.00), por isto em alguns casos é solicitado adicionar cartão de crédito ou débito, mesmo que não cobre nada.

Saiba com adicionar um cartão de crédito na Google Play


Para cadastrar um cartão de crédito na Google Play confira abaixo passo a passo:

 

  1. Abra o Google Play Store e toque no botão que fica no canto superior esquerdo da tela;
  2. Em seguida no menu do aplicativo selecione  "Minha conta" e por fim toque em "Adicionar cartão de crédito";
  3. Para finalizar, coloque todos os dados do seu cartão. Pronto, agora o seu cartão de crédito já está associado à sua conta Google.

 

Como ganhar créditos com Google Play

Google Opinion Rewards


Divulgação

Os usuários podem garantir alguns créditos em sua conta, graças ao Google Opinion Rewards. Este aplicativo foi desenvolvido como ferramenta para Pesquisa de Opinião do Google, assim o usuário deve responder as questões para receber créditos do Google Play de até R$ 3. Para facilitar sempre que tiver uma pesquisa com o seu perfil o usuário irá receber uma notificação. Ps: o ritmo de pesquisas pode desencantar a grande maioria, já que o tempo entre uma pesquisa e outra pode demorar meses.

Guias Locais do Google


Divulgação/ Google

Esta plataforma colaborativa permite que os usuários compartilhe sua experiência sobre os lugares, por isto é possível ajudar outros usuários, mas o interessante é que eles podem ser recompensados com presentes anuais do Google e qualificação para destaque nos perfis oficiais do Google+, Facebook e Twitter.

Em todo caso para garantir estes "bônus" é preciso levar em conta a qualidade dos comentários, pois as recompensas são distribuídas de acordo com o nível do usuário.

Como cadastrar

1- De início é preciso cadastrar-se nos Guia Locais. Ao abrir, insira o nome da sua cidade e o país e aperte em continuar;
2- Em seguida o Google+ irá abrir uma aba na qual requisita que o usuário seja maior de idade e deve concordar em receber os e-mails do programa. Selecione as duas caixas para concluir o cadastro;
3- Nesta etapa o usuário pode começar a comentar;
4- Escolha no mapa o local que será avaliado;


Reprodução

5 - Depois que clicar em uma região é possível aproximar o mouse. Primeiro dê uma nota, de um a cinco estrelas e complete a caixa com sua opinião;
6 - Depois conclua para que seu comentário seja publicado. Com isto quanto mais locais avaliados mais pontos e assim mais recompensas.

Sobre as recompensas

Conforme o buscador, a avaliação de alta qualidade tem três a quatro frases e contém informações específicas. Já as recompensas vão ser distribuídas conforme nível o usuário. No primeiro o internauta tem acesso ao boletim informativo mensal do programa, e em alguns determinados países é possível participar de concursos exclusivos. Já com cinco comentários, o usuário atinge o nível dois e pode criar hangouts exclusivos com especialistas do Google, além de testar produtos e recursos antes do público.

Para aqueles que tiverem 50 comentários o internauta ganha destaque no aplicativo do Google Maps e pode participar da comunidade particular no Google+ e moderar comunidades no Guias Locais. O ultimo nível precisa mais de 200 comentários, o que garante presentes anuais do Google e a qualificação no seu perfil oficial.

Chromecast

Quando o usuário compra o Chromecast ele pode desfrutar e 30 milhões de músicas no Google Play (gratuito por 3 meses). Para aproveitar instale o Chromecast e depois acesse a página de ofertas (chromecast.com/offers) para resgatar as promoções.

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.