Na quarta-feira (18), o Instagram realizou uma grande mudança no seu API e ainda alterou as regras de acesso à plataforma para os aplicativos de terceiros. Com isso, aplicativos não poderão acessar  o feed de fotos, ficando limitados somente para a edição de imagens e ainda coleta de dados para anunciantes.

A decisão foi comunicada em um post oficial, que afirma que a mudança é "para melhorar o controle sobre o conteúdo e criar um ambiente mais sustentável construído em torno de experiências autênticas na plataforma".

De acordo com o Instagram, a mudança ocorreu em decorrência do grande número de acessos provenientes de tais aplicativos, que costuma ser baixo e inexpressivo se comparado ao programa oficial.

Além disso, a plataforma afirma que a mudança dará mais controle sobre onde o conteúdo é mostrado. Com isso, as fotos não irão mais aparecer em ambientes inseguros em que as senhas possam ser roubadas.

O Instagram, através de nota disse que o objetivo é desenvolver um conjunto de termos e processos. "Isto pode significar mudanças para muitos de vocês, mas nós acreditamos que elas vão ajudar a manter o controle em nossa comunidade e dar objetivos claros para desenvolvedores", afirma em nota.

De acordo ainda com a plataforma, o número de acessos recebidos através de aplicativos de terceiros é ínfimo, o que corresponde a apenas dois milhões de acessos mensais, ou seja, 0,5% do total.

O acesso aos programas, que inclui Retro for Instagram, Flow, Padgram, Pictacular, Webbygram, Webstagram, Instagreat, Itsdagram, entre outros, não será interrompido automaticamente. O Instagram deu prazo até o dia 1° de junho de 2016 para que eles se adequem às novas regras.

A partir de agora, o Instagram não irá mais aceitar novos aplicativos. As recentes submissões, que já são baseadas no novo formato, só começarão a ser aceitas a partir de 3 de dezembro e ainda estarão sujeitas a um processo de avaliação de permissões.