A Apple está sendo chamada de racista nas redes sociais após um episódio que ocorreu em uma loja de Melbourne, na Austrália, envolvendo alguns jovens negros.

O caso ocorreu na terça-feira (10), e um dos estudantes envolvidos no caso, chamado Francis Ose, publicou em sua página no Facebook um vídeo que exibe a cena. Nas imagens é possível ver um grupo de seis jovens, todos alunos do Maribyrnong College, sendo comunicados por um funcionário da loja que deveriam deixar o estabelecimento. A razão para tudo: um segurança achou que eles poderiam roubar algum produto.

"Esses caras [da segurança] estão um pouco preocupados com a presença de vocês na nossa loja. Eles estão preocupados de que vocês possam roubar algo", afirma o funcionário da Apple, no vídeo.

"Por que nós roubaríamos algo?", replica um dos jovens. Após um tempo de conversa, o funcionário apenas diz: "Rapazes, fim da discussão. Eu preciso pedir a vocês que deixem a loja."

Através de sua conta do Facebook, Ose descreveu o fato como racista. "Simplesmente racista. Eles tiveram que pedir desculpa". Mabior Ater, outro estudante do grupo, afirmou ao à Fairfax Media que sempre foi à loja e nunca teve problemas. "Eu tenho ido à [loja de] Highpoint por muito tempo e nunca pensei que assim pudesse acontecer. É claro que eu estou ofendido."

O diretor da escola em que os jovens frequentam acompanhou o grupo até a loja em busca de um pedido de desculpas, informou o jornal "Guardian".

 "[O gerente] se desculpou com a gente e nos disse que nós éramos bem-vindos lá a qualquer momento", afirmou o diretor, segundo o periódico. "Parece que temos justiça agora." Questionada pelo jornal, a Apple não se manifestou.