Se você não tem condições ou acha desnecessário investir mais de dois mil reais em um smartphone, sempre existe uma melhor escolha entre a categoria que chamamos de "intermediários do mercado", aparelhos que tem um hardware relativamente bom e que, assim como os tops de linha, tem um desempenho legal com qualidade geral aceitável.

Para cobrir, além da categoria dos tops de linha, a categoria dos intermediários, a LG lançou uma versão "simplificada" do LG G4: o simples, mas nada modesto, LG G4 Stylus, que promete oferecer ao usuário boa parte do resultado que o seu smartphone número um tem, mas com toda a simplicidade que um usuário moderado pode pedir. Será que o resultado foi suficientemente bom para atrair compradores? É o que veremos agora neste review. :)

O LG G4 Stylus chegou até o Oficina da Net por empréstivo via Cissa Magazine.

[CATEGORIA]149[/CATEGORIA]

O G4 Stylus tenta ao máximo parecer com o seu "irmão maior", e eles são realmente parecidos se vistos de frente, a única diferença perceptível é a sua câmera frontal, que fica posicionada do lado direito, ao contrário do G4, que tem a mesma posicionada do lado esquerdo. Nos demais quesitos aparentes, o Stylus é levemente maior e mais pesado do que o top de linha, sendo menor apenas na espessura.

Seguindo o padrão da fabricante, o G4 Stylus apresenta na sua traseira os característicos botões de volume e power, que dão acesso rápido e prático ao usuário, no entanto, é provável que compradores que nunca tiveram contato com um smartphone do tipo passem dificuldades para se encontrar entre os botões ou tenha que virar o aparelho de costas sempre que quiserem desligar ou alterar o volume. Ainda nas costas, temos a capa em plástico com uma leve textura que lembra muito aço escovado, a câmera de 13MP, o flash e uma saída de áudio na parte inferior esquerda.

A curvatura da traseira do aparelho deixa a sua pegada mais leve e confortável, tornando os únicos pontos desagradáveis do seu design o tamanho e o peso do aparelho (154 x 79 mm, 9,6mm de espessura e 163 gramas) que, para mãos pequenas, dificultam bastante o manuseio com uma única mão, ponto este que pode ser neutralizado com a ajuda da caneta Stylus, que fica acoplada no topo do aparelho, onde também é encontrada a entrada para fones de ouvido. Na parte inferior temos a porta micro USB para realizar a troca de informações com o computador e recarregar a bateria do aparelho.

Retirando a capa traseira, podemos ver as entradas dual-SIM do aparelho, juntamente com a entrada para um cartão micro-SD de até 128GB. Além disso, podemos ver também a bateria de 2.900mAh do aparelho, que é removível.

[CATEGORIA]150[/CATEGORIA]

O display do LG G4 Stylus é um IPS de 5,7 polegadas e resolução HD (1280x720p), o que para muitos pode ser um problema, no entanto, na prática, o aparelho tem uma alta definição de imagens e pouquíssimas pixelizações podem ser vistas. O display ainda é protegido por um Corning Gorilla Glass 3.

O som externo do G4 Stylus é, provavelmente, o seu pior aspecto, não apenas por não chegar a um volume considerável, mas também pelos chiados facilmente audíveis enquanto você escuta uma música. O que salva o aparelho neste quesito são os seus fones de ouvido que, embora simples, tem uma qualidade aceitável para quem costuma não ser muito exigente no assunto.

No interior do aparelho temos um chipset Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 (na versão com 4G); ou um processador MediaTek MT6592 Octa-Core de 1,4GHz Cortex A7 (na versão 3G - que é o exemplar que temos aqui); o translado de informações é feito com 1GB de memória RAM e a GPU do aparelho é uma Mali 450 MP4.

O desempenho do aparelho é consideravelmente bom, principalmente para um Smartphone de sua faixa de preço, absolutamente todos os jogos da Play Store são suportados, mesmo que uma ou outra queda de FPS seja perceptível, tais problemas não são o suficiente para acabar a sua jogatina. A transição entre aplicativos abertos é fluida boa parte das vezes que testamos, no entanto, em alguns casos foi possível ver o aparelho demorando cerca de três segundos para abrir um aplicativo ou pequenos travamentos impediam transições instantâneas entre os mesmos.

Benchmarks

Nos testes de benchmark o LG G4 Stylus não foi nada mal para a categoria, atingindo um desempenho aceitável. Os testes foram realizados pelos aplicativos AnTuTu, 3DMark e Vellamo.

AnTuTu

3DMark

Vellamo

O G4 Stylus vem com 16GB de memória interna, sendo possível expandir este espaço para até 128BG, um ponto extremamente positivo para quem adora encher a memória do aparelho com músicas, vídeos e imagens.

Embora exista uma versão 4G do aparelho, a versão que testamos aqui na nossa redação foi a com televisão digital (HDTV Full SEG) e 3G, sendo acompanhada de outras conexões como Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, WAP e EDGE/GPRS, sem contar que, como mencionamos anteriormente, ele é dual SIM.

A câmera traseira é outro ponto que o usuário deve levar em consideração na hora de comprar, embora ela tenha 13MP, vem com pouquíssimas opções de controle de luz, balanço de brancos ou qualquer outro aspecto que pode ser crucial na hora de clicar, o que ajuda são os comandos de voz que você pode utilizar caso só possa tirar a foto usando uma mão. A qualidade das imagens é bastante convincente e tanto o foco manual quanto o foco automático funcionam muito bem, principalmente por serem a laser, no entanto, se vistas de perto, as fotos tem um pixelização visível nos cantos. Você também pode gravar vídeos em Full HD (30 FPS) com a câmera traseira, opção que por sinal funciona muito bem, o único pequeno problema é o foco, que quando forçado em objetos mais pertos da lente, acaba não funcionando muito bem.


Com Flash/Sem flash

Falando da câmera frontal, de 5MP, a simplicidade novamente prejudica toda a qualidade que o hardware poderia ter, funcionando automaticamente e oferecendo somente a opção do modo "embelezador", que tira a nitidez e definição da imagem, o que muitas vezes pode acabar a estragando. Se você quiser fazer alguma correção de pele, procure fazer isso em um software como o Photoshop, vai valer muito mais a pena e sua foto não perderá qualidade. Assim como na câmera traseira, é possível gravar vídeos em Full HD (30 FPS) com a câmera frontal.

A bateria de 2.900 mAh certamente é o maior ponto positivo do LG G4 Stylus, que garante mais de dois dias de uso para um usuário moderado, acessando o Whatsapp e redes sociais com certa frequência. Já para um usuário mais ativo, jogando games, fazendo atividades diárias e verificando redes sociais e outros aplicativos, no mínimo um dia inteiro de uso intenso pode ser garantido. Se existe um ponto positivo principal para comprar este aparelho, certamente é a bateria.

[CATEGORIA]151[/CATEGORIA]

Acompanhando o sistema operacional Android Lollipop 5.0.2, a característica interface personalizada da LG tem seus pontos altos, oferecendo um tamanho maior para os aplicativos e também uma estilização de ícones muito bonitas, o painel de notificações na barra de rolagem oferecem os ajustes rápidos, que podem ser de grande valia quando você não quer se sentir obrigado a ter de correr para as configurações do aparelho sempre que quiser modificar algo, assim como o menu de aplicativos, que oferece até mesmo um botão de busca por aplicativos. O único ponto negativo é o teclado horrível da LG, que mesmo em um aparelho com a tela tão grande, deixa uma quantidade grande demais de caracteres que poderiam estar em um menu escondido ou melhor posicionados.

Os aplicativos já embarcados no G4 Stylus não são muitos e não vão ser tão invasivos quanto são os da maioria dos seus concorrentes, o principal deles é o QuickMemo+, que em conjunto com a caneta Stylus, que tem uma precisão surpreendente, pode funcionar muito bem, no entanto, por mais que a ideia do aplicativo seja bastante interessante, dificilmente você vai precisá-lo, tornando-o mais uma boa ideia do que uma utilidade de fato.

É uma pena que aplicativos interessantíssimos como o LG Health, presente no G4, não estejam no Stylus, um aplicativo que faria a diferença no quesito "aplicativos exclusivos", afinal, além do QuickMemo+ e a interface personalizada, este é só mais um smartphone intermediário sem identidade própria.

Acessórios

Para melhorar a qualidade da captação da TV Digital, que não é das melhores, você pode usar a antena com conexão P2, que funciona também como um pequeno extensor dos fones de ouvido.

A caneta Stylus surpreendentemente funciona muito bem, tem uma precisão incrível e usuário nenhum tem motivos para reclamar dela que, além de ser uma opção nada invasiva, pode ser de grande valia até mesmo em jogos, como em Fruit Ninja, permitindo a este feliz editor a finalmente conseguir cortar mais de dez frutas.

Além dos recursos já presentes na caixinha do G4 Stylus, nenhum outro acessório oficial da LG pode ser comprado exclusivamente para o aparelho, o que é uma grande pena, pois sempre é possível oferecer mais escolhas ao usuário e ainda ganhar uma "graninha" com isso.

[CATEGORIA]152[/CATEGORIA]

[BUY]15430,true[/BUY]No fim das contas o LG G4 Stylus desempenha bem o seu papel, tem um hardware bom o suficiente para desempenhar qualquer trabalho, mesmo que de vez em quando sofra lentidões e pequenos travamentos. A sua câmera é convincente para um usuário comum, mas duvidável para os mais exigentes. O som externo é bastante ruim, mas os fones de ouvido são bastante aceitáveis. A bateria é uma das melhores do mercado até mesmo para um smartphone intermediário. Juntando tudo isso é possível dizer que sim, na faixa dos R$1.000,00 o aparelho pode valer o seu dinheiro.

É possível dizer que smartphones mais baratos como o Quantum GO acabem sendo mais viáveis para o consumidor mais modesto justamente pelo seu preço, smartphones um pouco mais caros como um Galaxy A7 tem um desempenho mais convincente, ou talvez aparelhos de um preço muito parecido, como o Moto X 2ª Geração tenham uma câmera melhor, no entanto, poucos na categoria tem uma bateria que dure tanto quanto a do Stylus, tornando este um ponto extremamente positivo e de muito peso na escolha do seu aparelho.

Se você gostou do LG G4 Stylus, não se incomoda com uma qualidade de som que é no máximo aceitável e uma câmera simples, mas de qualidade, o seu novo smartphone pode sim ser ele, principalmente se você preza por uma bateria durável.

O LG G4 Stylus chegou até nós graças à Cissa Magazine.

[relatorio]