Nesta semana a Lenovo confirmou que vendeu de volta a marca e também a fábrica da CCE para os antigos donos, a família Sverner. A transação ocorre três anos após a CCE ter sido vendida para a companhia. Através de comunicado da Lenovo para a imprensa, as empresas fecharam o acordo em agosto. O valor do negócio não foi revelado. Vale notar que a CCE foi vendida para a Lenovo pelo valor de R$ 300 milhões.

Antes de fechar acordo com a CCE em setembro de 2012, a Lenovo foi apontada como possível compradora de outra fabricante brasileira, a Positivo. Porém, mesmo com o interesse, o negócio não foi concretizado.

Através ainda de comunicado, a empresa chinesa revelou que o seu comprometimento com o mercado brasileiro e os seus consumidores continuará. A Lenovo irá manter a manutenção de suas operações na fábrica situada em Itu, no interior de São Paulo, bem como da linha de computadores, servidores e produtos mobile com a marca Motorola, que foi comprada do Google em 2014. O valor da negociação foi de US$ 2,9 bilhões.

Veja o comunicado da Lenovo sobre a venda da CCE aos antigos donos:

"A Lenovo informa que, como parte de seus esforços para aprimorar sua eficiência operacional e a rentabilidade do negócio de PCs globalmente e no Brasil, concordou em vender a marca e a fábrica da CCE para seus antigos proprietários, a família Sverner.

Em meados de agosto, as companhias firmaram um acordo comercial e essa mudança é parte do foco estratégico da Lenovo em produtos de maior valor agregado.

A Lenovo reforça o seu comprometimento com o mercado brasileiro e seus consumidores, mantendo suas operações na fábrica em Itu, no interior de São Paulo, assim como sua linha Premium de PCs, servidores (incluindo a linha System X recentemente adquirida) e os produtos mobile com a marca Motorola."