O Facebook revelou na quarta-feira (23), que irá começar a disponibilizar vídeos em 360°. Assim, os usuários poderão girar o celular ou mesmo mover o cursor do mouse para conseguir visualizar os demais elementos da imagem fora do campo de visão.

"No futuro, imagine assistir a vídeos em 360º das férias de um amigo em uma pequena vila na França ou em um festival no Brasil - você poderá observar os arredores em aproveitá-los como se estivesse lá", afirma Maher Saba, diretor de engenharia de vídeo do Facebook, em nota.

Um dos primeiros vídeos panorâmicos exibidos pelo Facebook é uma amostra do universo que será mostrado no filme "Star Wars: O Despertar da Força", que irá estrear nos cinemas em dezembro. Nas cenas é possível ver uma nave voando pelo deserto de Jakku. Com a tecnologia, os usuários podem mover o aparelho para explorar o ambiente ao redor da nave. Confira aqui as imagens.

Além do vídeo acima, outras páginas também já estão exibindo imagens panorâmicas, como é o caso da Discovery, GoPro, LeBron, James & Uninterrupted, Saturday Night Live e Vice.

Saba explica que para fazer esse tipo de vídeo são necessárias câmeras especiais. "Para criar vídeos em 360º, uma série especial de câmeras é usada para registrar todos os 360 graus de uma cena simultaneamente", explica Saba.

 O recurso para smartphones será lançado inicialmente para dispositivos Android, e em seguida os usuários de dispositivos iOS também terão acesso.