Rio de Janeiro lança domínio próprio para intensificar a marca da cidade

Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a contar com domínio próprio. O valor anual para usar o domínio em um site é de R$ 130.

Rio de Janeiro lança domínio próprio para intensificar a marca da cidade

Agora, os cariocas já poderão contar com domínio próprio na internet. A prefeitura lançou na última quarta-feira (16), a extensão de endereço de internet que tem como objetivo reforçar a marca da cidade. Eduardo Paes, prefeito do Rio, salientou que a cidade é a primeira da América Latina a ganhar um domínio com o seu nome. Para ter a marca do Rio em um site é necessário apenas acessar o www.meudominio.rio.

O presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Number (Icann), que estava presente no lançamento, disse que espera que a iniciativa sirva de exemplo para outras cidades. No mundo, outras grandes cidades já aderiram ao domínio próprio como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma, Berlim e Viena.

Por enquanto, somente as operadoras HostNet e Mexcorp.net irão comercializar o domínio. De acordo com a prefeitura, o valor anual é de R$ 130. Marcelo Queiroz, secretário municipal de Administração disse que na pré-reserva já existem 4.500 pedidos.

Agora, os interessados possuem até 60 dias para oficializar o pedido, realizando o pagamento. O secretário explicou ainda que a prefeitura não visa fins lucrativos, mas sim fortalecer a imagem da cidade.

"Dessa forma o Rio começa a ter uma  identidade virtual. A marca .rio significa o jeito de ser carioca, a cidade com capacidade de transformação. Isso vai gerar mais economia para a cidade. O domínio .rio amplia a identificação de fornecedores de produtos e serviços com a marca da cidade e o espírito carioca, agregando valor aos sites de internet ", disse.

"Passaremos a carregar o nome desse lugar fantástico que é o Rio", disse Eduardo Paes.

Segundo ele, o Rio tem uma marca forte: "O Rio é a cidade-sonho. Com todos os problemas e o marketing contrário que acontece, principalmente quando se fala de violência, o Rio tem um nome que enfeitiça. Lá fora, o Rio gera uma atração quase fatal em todas as pessoas. A marca do Rio é forte sob o ponto de vista econômico. Não vencemos a corrida para sediar as Olimpíadas porque tínhamos melhor infraestrutura. Vencemos pelos problemas que enfrentávamos e as Olimpíadas poderiam significar possibilidade de transformação", disse.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Verizon revela que em 2016 iniciará testes com internet 5G
Internet

Verizon revela que em 2016 iniciará testes com internet 5G

A 5G conta com uma velocidade muito mais veloz que a tecnologia de quarta geração 4G LTE e ainda poderá comportar um número maior de dispositivos conectados.

Alemanha diz que disponibilizará internet de 50 Mbps até 2018
Internet

Alemanha diz que disponibilizará internet de 50 Mbps até 2018

O ministro Alexander Dobrindt prometeu investir 2,7 bilhões de euros para que o projeto saia do papel. O principal interesse é disponibilizar o acesso à internet em locais que as companhias privadas de telecomunicações não apresentam interesse em investir.