Rio de Janeiro lança domínio próprio para intensificar a marca da cidade

Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a contar com domínio próprio. O valor anual para usar o domínio em um site é de R$ 130.

Por | @oficinadanet Internet

Agora, os cariocas já poderão contar com domínio próprio na internet. A prefeitura lançou na última quarta-feira (16), a extensão de endereço de internet que tem como objetivo reforçar a marca da cidade. Eduardo Paes, prefeito do Rio, salientou que a cidade é a primeira da América Latina a ganhar um domínio com o seu nome. Para ter a marca do Rio em um site é necessário apenas acessar o www.meudominio.rio.

O presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Number (Icann), que estava presente no lançamento, disse que espera que a iniciativa sirva de exemplo para outras cidades. No mundo, outras grandes cidades já aderiram ao domínio próprio como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma, Berlim e Viena.

Rio de Janeiro lança domínio próprio para intensificar a marca da cidade

Leia também:

Por enquanto, somente as operadoras HostNet e Mexcorp.net irão comercializar o domínio. De acordo com a prefeitura, o valor anual é de R$ 130. Marcelo Queiroz, secretário municipal de Administração disse que na pré-reserva já existem 4.500 pedidos.

Agora, os interessados possuem até 60 dias para oficializar o pedido, realizando o pagamento. O secretário explicou ainda que a prefeitura não visa fins lucrativos, mas sim fortalecer a imagem da cidade.

“Dessa forma o Rio começa a ter uma  identidade virtual. A marca .rio significa o jeito de ser carioca, a cidade com capacidade de transformação. Isso vai gerar mais economia para a cidade. O domínio .rio amplia a identificação de fornecedores de produtos e serviços com a marca da cidade e o espírito carioca, agregando valor aos sites de internet ”, disse.

“Passaremos a carregar o nome desse lugar fantástico que é o Rio”, disse Eduardo Paes.

Segundo ele, o Rio tem uma marca forte: “O Rio é a cidade-sonho. Com todos os problemas e o marketing contrário que acontece, principalmente quando se fala de violência, o Rio tem um nome que enfeitiça. Lá fora, o Rio gera uma atração quase fatal em todas as pessoas. A marca do Rio é forte sob o ponto de vista econômico. Não vencemos a corrida para sediar as Olimpíadas porque tínhamos melhor infraestrutura. Vencemos pelos problemas que enfrentávamos e as Olimpíadas poderiam significar possibilidade de transformação”, disse.

Mais sobre: internet dominio riodejaneiro
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo