Nesta quinta-feira (17), a Amazon.com lançou um tablet que custa apenas 49,99 dólares. Chamado de tablets Fire, o tablet conta com tela de 7 polegadas e câmera frontal e traseira. O aparelho estará disponível no mercado em 30 de setembro.

Na mesma linha, a Amazon também lançou  o novo Fire HD,  topo de linha da companhia. O produto chega em duas opções, com telas de 8 polegadas ou 10,1. O Fire HD de 8  polegadas tem edições com 8 GB e 16 GB de capacidade, custando a partir de 149,99 dóalres, cerca de 580 reais, enquanto o Fire HD 10 vem em versões com 16 GB e 32 GB de memória. O preço, aqui, começa nos 229,99 dólares , aproximadamente 900 reais. 

"Há apenas uma parte do (mercado) de tablets que está crescendo agora... que é o dos tablets abaixo de 100 dólares", disse Dave Limp, vice-presidente sênior dos dispositivos da Amazon.

O executivo ressaltou que o Fire HD, que custa 99 dólares, foi o melhor tablet da companhia levando em consideração o número de vendas no último ano. De acordo com James McQuivey, principal analista da Forrester, o tablet de baixo custo da Amazon é a "porta de entrada" da amazona para atrair novos clientes para o prime, programa de compras a 99 dólares por ano.

Analistas também avaliaram que a ideia de atrair mais clientes pode satisfazer investidores, porém, pode não ser o melhor investimento caso a amazona falhe na venda de grandes volumes do produto. Após o anúncio do tablet, as ações da empresa tiveram aumento de 1,7%.

Além do tablet, a Amazon lançou ainda uma nova versão do set top box Fire TV, que custa 99 dólares. Através do produto os usuários podem ouvir música, acompanhar informações do clima e também sobre partidas esportivas.