Nesta sexta-feira (4), a BlackBerry anunciou que pretende adquirir a desenvolvedora de softwares móveis Good Technology. O valor da transação seria de 425 milhões de dólares, e o objetivo da compra seria justamente impulsionar a capacidade de ajuda para companhias em gerenciar smartphones que usam diferentes sistemas operacionais.

A BlackBerry revelou ainda que espera obter cerca de 160 milhões de dólares em receita com a aquisição após o primeiro ano de fechamento do acordo. A concretização da negociação deverá finalizar em novembro.

"A Good trará capacidades e tecnologias complementares, incluindo aplicações de segurança e proteção em contêineres virtuais que oferecem privacidade aos usuários", afirmou a BlackBerry, em comunicado sobre a aquisição.

No mercado de smartphones, a BlackBerry foi a pioneira, porém, com a chegada da Apple e da Samsung Eletronics a companhia acabou perdendo espaço no setor. Por isso, a BlackBerry está investindo em softwares e serviços para clientes empresariais.


A BlackBerry foi pioneira no mercado de smartphones.

John Chen, presidente-executivo da BlackBerry, em uma teleconferência com analistas e investidores, acabou sendo questionado sobre a queima de caixa da Good Technology. De acordo com ele, a BlackBerry se manterá com fluxo de caixa positivo.

"Obviamente haverá trabalho duro envolvido", disse. "Mas eu vejo muitas oportunidades aqui para levar valor para nossos acionistas."

O executivo disse que a companhia irá manter os produtos de ambas empresas enquanto desenvolve uma plataforma unificada. Chen disse que um produto unificado pode demorar entre um e dois anos para ser finalizado.