As redes sociais estão repletas de selfies, e quanto mais inusitada a imagem, mais curtidas ela levará. Em busca dessa aprovação virtual, muitas pessoas chegam a ultrapassar limites em busca de locais perigosos para tirar uma bela foto. Porém, infelizmente, a prática já causou a morte de várias pessoas.

Um caso chamou a atenção nesta semana, quando um rapaz, de 19 anos, ao fazer uma selfie, atirou no próprio pescoço. Infelizmente, esta foi a última foto do rapaz, ele não resistiu aos ferimentos.

Selfies na direção é outro caso arriscado. Motoristas já se envolveram em acidentes ao fazerem autorretratos. Alguns deles, inclusive, morreram.

As autoridades já demonstraram preocupação a esse comportamento de risco. Muitas pessoas estão burlando qualquer nível de segurança para registrar imagens em locais perigosos, como penduradas em edifícios, perto de animais perigosos, entre outros tantos casos.

Governos e até órgãos reguladores já começaram a ver a selfie como ameaça para a segurança pública e com isso decidiram promover campanhas educacionais.

Na Rússsia, após várias mortes e lesões relacionadas a selfies levaram o Ministério do país a emitir uma campanha de alerta aos usuários sobre o perigo de uma selfie em locais perigosos. Em junho, por exemplo, dois homens morreram nos Montes Urais, na Rússia, depois de posarem puxando o pino de uma granada de mão. 

Poderíamos citar vários casos de pessoas que se deram realmente mal após uma selfie, porém, o objetivo das campanhas é mesmo educacional, e o que as autoridades esperam é mesmo que as pessoas se conscientizem que não é necessário arriscar a própria vida para uma boa foto. Então, se você gosta de aventuras, não deixe de praticar, claro, mas as imagens precisam ser feitas com total segurança, para que essa não seja a sua última foto em vida.