De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google nesta terça-feira (25), 74% das pessoas que possuem um smartphone usam o aparelho dentro das lojas de comércio. Do total, 79% deles faz pesquisa sobre o produto a ser comprado. Esse é apenas um exemplo do grande uso de aparelhos entre os brasileiros. Em 2015, o acesso à internet via smartphone dobrou, chegando a 30% das conexões.

"O brasileiro adora consultar preços", afirma Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. "A gente fala sobre produtos, mas isso vale até para automóveis." "Hoje, O consumidor busca mais informação antes do momento da compra [de um automóvel]."

Os números apontados pelo Google mostram o crescimento da participação de smartphones no acesso à internet, que teve aumento de 112% em apenas um ano. Em maio de 2014, os smartphones respondiam por 13,94% dos acessos a sites, buscas e também outros serviços, já no mesmo mês deste ano, a porcentagem subiu para 29,51%.

"O que ocorreu não foi só uma mudança quantitativa, de quantas pessoas estão na internet, mas como elas estão", comenta Coelho.

"O brasileiro continua muito social e faz buscas para que o processo de compra seja mais focado." 

Entre os entrevistados pelo Google, 83% usavam o smartphone para encontrar locais de comércio no próprio bairro. Buscas de tutorias do tipo "como fazer" aumentaram 72%.

"O bolso apertado faz com que as pessoas busquem soluções mais intensas", comenta Coelho. Mas não é qualquer ocasião. Em situações, como a Black Friday, o usuário "desperta", afirma o presidente do Google. "O brasileiro é hiperconectado e esse consumidor escolhe quando ele quer se engajar."

A pesquisa foi realizada entre junho e agosto pelo Google, com 1,2 mil brasileiros que possuíam smartphones. A empresa tem como objetivo entender melhor o comportamento dos brasileiros no mundo digital.