Pela primeira vez, vendas de smartphones caem na China. O país é considerado o maior mercado do mundo no setor. De acordo com a Gartner, empresa de pesquisa, as vendas tiveram redução de 4% no primeiro trimestre do ano.

Conforme Anshul Gupta, diretor da consultoria, a China já atingiu saturação e o seu mercado é movido basicamente por substituição. O relatório mostrou ainda que o país foi responsável por 30% das vendas totais de smartphones no período analisado.

"A China atingiu a saturação, seu mercado de telefones é essencialmente movido por substituições, com menos compradores pela primeira vez", disse o diretor de pesquisa da Gartner, Anshul Gupta.

A China é muito importante para os fabricantes de smartphones do mundo, e representa 30% das vendas totais no segundo trimestre. Gupta disse que a queda na China "influenciou negativamente o desempenho do mercado de telefonia móvel no segundo trimestre".

Vendas globais

No mundo, as vendas de smartphones no segundo trimestre de 2015 registraram a menor taxa de crescimento desde 2013, disse a Gartner.

Conforme relatório, a BlackBerry continua diminuindo, a Microsoft está estagnada, e a Apple e Google dominando o mercado.

Do total de vendas realizadas nos últimos três meses, ou seja, 329 milhões, a grande maioria (319 milhões) rodava com o sistema operacional Android ou iOS, representando 96,8% do mercado.

A Samsung continua sendo a maior fabricante de smartphones do mundo, com uma quota de mercado de 21,9%. A Apple viu as vendas do iPhone aumentarem 36% durante esse período.

"Enquanto a demanda por smartphones 3G e 4G de baixo custo continuou a impulsionar o crescimento nos mercados emergentes, as vendas dos dispositivos em geral permaneceram mistas de região em região no segundo trimestre de 2015", disse Anshul Gupta.