Como sabemos, o trânsito de São Paulo é bastante conturbado, com milhares de carros circulando todo o dia. Para tentar reduzir o problema, a capital usa o sistema de rodízio veicular. Com isso, motoristas não podem circular com seu carros em determiandos dias e ruas. Para solucionar o problema dos motoristas o Waze surgiu com uma nova alternaativa. 

Na segunda-feira (10), o aplicativo Waze lançou um recurso exclusivo para motoristas da capital paulista, o objetivo é que eles possam escapar do rodízio de veículos. Assim, com a nova  funcionalidade, o aplicativo irá mostrar caminhos alternativos, que são permitidos durante o rodízio.

O opção pode ser facilmente ativada pelo usuário, para isso basta apenas acessar o menu do aplicativo, ir em configurações e acessar a guia de restrição veicular na via, na área de navegação.

Assim, ao digitar os dois últimos números da placa do seu veículo, o motorista passa a ser guiado pelo Waze apenas em caminhos que estão fora da área determinada pelo rodízio.

Através do aplicativo os motoristas podem encontrar rotas alternativas que levem ao local desejado, sem ter que passar pelas áreas de restrição, e com isso, claro, evitar qualquer multa.

De acordo com o Waze, São Paulo é a primeira cidade a usar essa ferramenta no mundo. Porém, em breve, outros locais que contam com restrição veicular deverão receber o recurso.

O Waze disse ainda que irá ouvir as experiências dos motoristas que trafegam pelas ruas paulistanas antes de levar o recurso para outras cidades e países que contam com o sistema de rodízio.

Vale notar que a multa para os motoristas que desrespeitam o rodízio é R$ 85,13 com acréscimo de quatros pontos na carteira de habilitação.

O aplicativo está disponível para usuários de aparelhos com os sistemas Android e iOS.