Há alguns anos, navegar pelos mapas do brasil utilizando um GPS era coisa para quem tinha dinheiro. No entanto os equipamento foram reduzindo preços e hoje você encontra GPS por R$ 250, por exemplo. Só que este mercado ficou para trás com a revolução nos smartphones, através de apps pagos ou gratuitos que permitem que você utilize o sinal de GPS diretamente em seu celular.

Neste mercado promissor, excelentes aplicativos ganharam fama e muito dinheiro com sua popularidade: Google Maps, GPS Essencials, CoPilot, Sygic: GPS Navigation e o Waze.

O que é?

O Waze é um aplicativo social de GPS compatível com Android, iOS, Blackberry e Windows Phone. Divertido app de mapeamento, transito e navegação, conta com mais de 50 milhões de usuários. Podemos dizer que o Waze é uma junção das recentes tecnologias a favor das pessoas, porque? Porque ele une um aplicativo de GPS, a conectividade mobile para funcionar em quase todas as plataformas de smartphones, e é também um espécie de rede social.

A própria página do desenvolvedor diz:

Nada pode bater pessoas que trabalham em conjunto"

Como funciona?

A interação social com outros membros do aplicativo faz com que ele seja uma boa pedida quando você precisa viajar. Se você passar por algum acidente, você emite um alerta para que os outros membros possam estar sabendo deste empecilho e por ventura troquem de rota ou peguem um atalho. Os alertas podem ser emitidos também para perigos na pista, blitz policiais, congestionamentos, etc.

O aplicativo enquanto utilitário de GPS, fornece quase os mesmos recursos que os outros apps ou GPSs convencionais: Tráfego, navegação, guia por voz, etc. Entretanto o aplicativo tem diferenciais que são explorado justamente por esta socialização entre os membros:

  • Rotas de transito em tempo real baseadas nas informações do transito;
  • Alertas de acidentes emitidos pelos membros;
  • Alteração da rota quando as condições da via mudam;
  • Integração com o Facebook para navegar para Eventos;
  • É possível ver seus amigos dirigindo para o mesmo local que você;
  • Simplesmente por navegar com o app ativo, você contribui para as informações que os outros membros verão;
  • Evolução de seu perfil conforme você contribui para a melhor navegação de todos.
O aplicativo está disponível para as grandes plataformas de sistema operacionais mobile. Foto: Google.com

O aplicativo está disponível para as grandes plataformas de sistema operacionais mobile. Foto: Google.com
    Alerte seus amigos sobre possíveis problemas na rota

    Alerte seus amigos sobre possíveis problemas na rota. Foto: Google.com
    O Waze recorda suas rotas preferidas

    O Waze recorda suas rotas preferidas. Foto: Google.com
    Outro bom recurso útil do Waze é que os usuários podem editar os mapas caso a rota tenha sito alterada, desta forma, outros membros podem evitar ou estar atentos à estas mudanças. Alertar seus amigos sobre qual é o posto que tem o combustível mais barato não é uma boa? O Waze permite que você faça isto também.

    Facebook

    Conectado ao seu Facebook, você pode procurar a rota que deseja ir através dos eventos no qual confirmou presença. Além de encontrar os centenas de amigos do Facebook que estão também fazendo parte do Waze.

    Integração com o Facebook permite navegar diretamente para eventos marcados na rede social

    Integração com o Facebook permite navegar diretamente para eventos marcados na rede social. Foto: Google.com

    As ferramentas e a popularidade do Waze renderam ao app o prêmio de melhor Global Mobile App 2013. O sucesso do Aplicativo é tão grande que gigantes empresas colocaram o olho nele e recentemente o Google efetuou a compra da empresa toda que fica em Israel pelo valor estimado em US$ 1,3 bilhão. Veja: Google anuncia a compra do Waze.

    O que é Waze e como funciona?

    Já pensou as funcionalidades do Waze trabalhando em conjunto com a perfeição dos mapas do Google? Se você não conhecia este excelente aplicativo, está convidado à fazer o download gratuito em sua loja de aplicativos. Você pode assistir este vídeo (em inglês) que ilustra as funcionalidades do Waze.