Na quarta-feira (5), a Lexux, marca de luxo que faz parte do grupo Toyota, divulgou um vídeo de um modelo de skate voador. De acordo com a empresa, o skate vem sendo desenvolvido há 18 meses e teve colaboração de cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.

O skate foi testado em uma pista da Espanha, que foi modificada com 200 metros de manta magnética por baixo do piso e ainda trechos com água para que o skate possa flutuar.

O responsável por testar o brinquedinho foi o skatista Ross McGouran.  "Passei mais de 20 anos andando de skate, mas sem atrito é como se eu precisasse aprender uma nova técnica, principalmente em relação a postura e equilíbrio", afirmou.

No vídeo divulgado pela empresa é possível ver que o skatista demora para se adaptar ao skate sem rodas. Além disso, ele tem dificuldades para conseguir fazer algumas manobras.

Desenvolvimento do projeto

O Lexus Hoverboard foi desenvolvido com blocos supercondutores de alta temperatura, que são armazenados em pequenos reservatórios de nitrogênio líquido, que esfria o conjunto a -197°C. Por isso vemos uma fumaça branca saindo.

Quando atinge a temperatura ideal, o skate é colocado sobre a pista de imãs permanentes. E assim, neste ponto, o campo magnético da pista age sobre os supercondutores e com isso mantém a distância entre chão e a prancha.

Vídeo incorporado do YouTube

Com slogan "fazendo o impossível possível", o projeto faz parte de uma tentativa de mostrar a capacidade de inovação e imaginação da marca japonesa.

Para quem já ficou animado com a invenção, a fabricante esclarece que o skate voador é apenas um protótipo e não pretende comercializá-lo.