O céu e seus mistérios. Na noite da quinta-feira, moradores de várias cidades do Rio Grande do Sul, bem como uruguaios e argentinos registraram uma intensa luz no céu. Com formato circular e ainda com uma cauda vermelha, o objeto passou em alta velocidade. Mesmo assim, várias pessoas conseguiram registrar o fenômeno.

Após a passagem do intrigante objeto, várias mensagens, fotos e vídeos se espalharam pelas redes sociais. Moradores de Porto Alegre, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Quaraí, entre outras, relataram a aparição. No Twitter, por exemplo, a hashtag #CieloVerde e o termo "OVNI" acabou ficando nos trending topics na região de Buenos Aires.

Na grande parte dos vídeos é possível ver o objeto passando muito rapidamente por trás das nuvens, mesmo assim, a luminosidade é bastante alta.

Especialistas acreditam que o objeto trata-se de um meteoro. Gilberto Klar Renner, que trabalha há mais de 20 anos no planetário da UFRGS, também crê nessa possibilidade, porém, ressalta que a situação é atípica.

"Este está um pouco diferente, porque está mais brilhante. É um meteoro especial, uma coisa fora do comum. Não é um típico aparecimento de meteoro."

Conforme Renner, meteoro é um fenômeno luminoso, que no geral é provocado por uma partícula, rochosa ou metálica, que ingressa na atmosfera. Eles acabam se vaporizando na atmosfera. Os meteoritos, por sua vez, acabam tendo contato com a superfície.

Já Marcelo Bruckmann, físico e técnico do observatório astronômico da PUCRS, acredita que o objeto luminoso visto no céu pode ser lixo espacial.

"Geralmente, quando são objetos originários do espaço, esses objetos acabam se fragmentando. Esse objeto pode ser um fragmento de lixo espacial, que entrou em contato com a nossa atmosfera. Isso explica ele ter uma longa extensão. As partículas ou fragmentos de algum objeto que está orbitando a Terra vão se aproximando até entrar em rota de queda. Quando entra na atmosfera ele sofre um superaquecimento."

E você, conseguiu ver a passagem do objeto? Caso sim, relate o episódio e indique a cidade. Se tiver algum vídeo, nos mande!