Fazer o seu aplicativo mobile "bombar", ou seja, saber como promovê-lo de forma estratégica e efetiva é, sem dúvidas, a parte mais difícil de todo o desenvolvimento. Segundo o famoso portal online de estatísticas Statista, já existem mais de 3.73 bilhões de aplicativos mobile disponíveis para download nas principais lojas de apps.

Pela lógica, isso significa que hoje, para destacar seu aplicativo mobile nesta multidão de apps, você precisa de um caminhão de dinheiro, certo? Errado! Existe uma saída para você fazer o seu aplicativo mobile bombar sem ter que declarar falência durante o processo...

Sim, tire o ceticismo e a desconfiança da sua mente por um momento para que você possa absorver ao máximo todas estas lições pouco convencionais de growth hacking aplicado a aplicativos mobile que eu aprendi com o "Neymarketing".

Isso mesmo, são lições do jogador de futebol Neymar Jr.! Eu não me importo se você gosta ou não dele, o fato é que poucos nomes no mundo tem a capacidade de alavancar marcas de forma tão absurda como este nome.

O Neymar faz parte de um seletíssimo grupo de mega celebridades que, quando você associa seus nomes a um produto, imediatamente ocorre uma revolução na percepção das pessoas sobre a sua marca. Basicamente, 3 coisas acontecem:

  • As pessoas relacionam sua marca com o Neymar (isso pode ser bom ou ruim dependendo do seu público-alvo);
  • O valor percebido do produto aumenta ou diminui de forma proporcional à credibilidade do Neymar;
  • Boa parte dos seguidores do Neymar são direcionados para você.
"Não existe pressão quando você está fazendo um sonho se tornar realidade" - Neymar Jr.

Estas são as 5 Lições do "Neymarketing" Para o Seu Aplicativo Mobile BOMBAR (a #4 é a minha favorita):

Lição #1: Tenha qualidade, momento e execução

O desenvolvimento de um aplicativo mobile vai MUITO além de uma simples ideia. Para realmente fazer barulho e sacudir o seu mercado você precisa um arsenal potente.

Essencialmente, para lançar o seu aplicativo mobile com sucesso, você precisa de 3 ingredientes:

  1. Qualidade. O que isso significa? Simples, desenvolva um aplicativo mobile que é, no mínimo, bem projetado visualmente, funcional, e interessante.
  2. Momento. Significa manter a energia, força, propulsão, etc. durante todas as etapas do lançamento do seu app.
  3. Execução. Este é o ingrediente mais importante. A forma como você faz é muito mais importante do que o que você está fazendo em si. Método é tudo na vida.

Lição #2: Engaje comunidades

O Neymar tem milhões (quem sabe bilhões) de fãs em todo o Planeta e eles não são desperdiçados por ele e seus parceiros comerciais. Esses fãs são bombardeados constantemente com ofertas (diretas e indiretas) que tentam capitalizar sua admiração pelo Neymar.

A verdade é que somos "criaturas sociais". As pessoas gostam de sentirem-se "conectadas" umas às outras e é exatamente isso que as empresas que usam a marca Neymar tentar criar: um mundo cheio de gente que adora usar coisas que fazem algum tipo de menção a ele porque isso faz deles membros da comunidade de fãs do Neymar e, por algum motivo, isso é muito legal.

Esta é uma tática que dá muito resultado e, para fazer o seu aplicativo mobile bombar, você também precisa testá-la. Siga estes passos para isso:

  1. Identifique comunidades com valores e crenças semelhantes às suas (isso é absolutamente fundamental, pois, por exemplo, se você está desenvolvendo um aplicativo mobile relacionado a motoqueiros, certamente grupos de mães solteiras não são os mais adequados).
  2. Impacte essas comunidades, gerando MUITO valor para suas vidas (individualmente e coletivamente).
  3. Promova seu aplicativo mobile para ela (lembre-se que este passo só é efetivo depois que o passo #2 estiver bastante consolidado).

Lição #3: Seja social e, se possível, grátis (pelo menos, parcialmente)

Em um cenário ideal, todos devem poder acessar seu aplicativo mobile gratuitamente. É óbvio que, se sua empresa depender da monetização do app para sobreviver, isso é um pouco mais complexo, mas nada que um modelo de negócios inteligente não resolva (o modelo "freemium" é um exemplo disso).

Se você é uma empresa que tem um aplicativo mobile para criar um novo canal de marketing, automatizar algum processo interno, etc., provavelmente, isso não é um problema de forma alguma, pois você já não tem nenhuma intenção de monetizá-lo.

Outro ponto muito importante é a facilidade do app ser compartilhado. Hoje, aos olhos das pessoas, nada representa crescimento empresarial melhor que o sucesso nas plataformas sociais, nada. Portanto, faça que o compartilhamento do seu aplicativo mobile nessas plataformas seja tão fácil que até um recém-nascido possa fazê-lo (mesmo que acidentalmente pelo fato dos botões serem tão evidentes e intuitivos).

Lição #4: Use a credibilidade de outras pessoas

Usando corretamente a credibilidade de outras pessoas, você pode aproveitar 2 coisas muito poderosas que eles já têm: tração e energia (ao invés de construir isso do zero para

Se o seu orçamento não for o de uma grande corporação, o poder disso é inacreditável e pode fazer você economizar MUITO dinheiro com marketing e análises da sua base de usuários.

Na verdade, tenho uma pequena confissão para fazer agora (se você pudesse me ouvir, eu estaria sussurrando): não conte para ninguém, mas todo este artigo foi feito em cima desta lição! Ok, certamente você não se surpreendeu com isso, pois, apenas por acompanhar o Oficina da Net, sei que você é uma pessoa inteligente, mas me diga sinceramente: o simples fato do termo "Neymar" (melhor ainda, "Neymarketing" que é bem polêmico) estar presente no título não te motivou nem um pouco a mais que o normal para dar uma olhada neste artigo?

Tenho certeza que sim! Mas, continuando... e como você pode encontrar pessoas com uma credibilidade que pode ser alavancada para fazer o seu aplicativo mobile bombar? Simples, você não precisa de um "Neymar" para fazer barulho no seu mercado. Tudo o que você precisa é alguém que:

  • Tem um base considerável de seguidores (superior à sua).
  • Tem seguidores que encaixam no seu "público-alvo".
  • Podem perceber valor (financeiro, emocional, estratégico, etc.) em promover o seu aplicativo mobile.

É incrivelmente fácil encontrar estas pessoas. Alguns exemplos: youtubers, blogueiros, twitteiros, donos de sites com mais acessos que o seu, empresas não concorrentes com o mesmo público-alvo, escritores, palestrantes, administradores de comunidades, atletas, etc.

Literalmente, pode ser qualquer um com o mínimo de capacidade para te ajudar a distribuir o seu aplicativo mobile! Como diria Gary Vaynerchuk, lembre-se sempre da palavra "distribuição", é disso que sua marca precisa.

Lição #5: Foque na experiência

Então você já aplicou as lições anteriores no desenvolvimento do seu aplicativo mobile?

Maravilha!

Mas... isso tudo terá sido em vão se o seu app não proporcionar uma experiência SENSACIONAL para as pessoas que escolherem te dar um voto de confiança e instalá-lo em seus dispositivos móveis!

Não importa quantos "Neymares" ou "MC Guis" (ou seja lá o que estiver na moda) você tem associados ao seu app, se ele for difícil de se usar, as pessoas simples NÃO VÃO engajar-se com sua marca. Foque em criar uma experiência tão incrível que tudo o que você vai ter que se preocupar é com a demanda da viralidade resultante do boca a boca positivo de um monte de clientes satisfeitos.

Conclusão

Conseguir o sucesso é uma arte e, no desenvolvimento de aplicativos mobile, isso não é diferente. Seja lá o que o sucesso representa para você, apenas lembre-se que é muito difícil visualizá-lo no começo, mas, depois que você sai da inércia, ele vai ficando cada vez mais visível. Desistir de tentar antes da sua última gota de suor é coisa de amadores e você não é um amador, certo?

Espero que você tenha gostado deste artigo, pois ele foi feito pensando exclusivamente em ajudar você que acompanha sempre o Oficina da Net. Deixe o seu feedback nos comentários abaixo (isso é MUITO importante para mim) e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas visionárias para contribuir com a nossa comunidade!

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