E acordo com o site "Re/Code", o Windows 10 tem uma cláusula referente à licença que diz o seguinte: "Ao concordar com o sistema operacional, você automaticamente está aceitando em receber esses tipos de atualizações automáticas sem qualquer aviso adicional. O software periodicamente checa se existem atualizações de aplicativos e sistemas, baixa as que existirem e as instala por você; assim, você só irá receber atualizações de fontes autorizadas pela Microsoft e a empresa pode necessitar atualizar seu sistema para fornecer a você os update".

Com essa medida, além das funções para ampliar a segurança ou correções de falhas serão incluídas no novo sistema operacional Windows, novas ferramentas, que serão acrescidas ao sistema sem a autorização de seu usuário.

É bom ressaltar que essa "obrigação" é válida somente para a versão doméstica do Windows 10, já as versões Enterprise e Pro do sistema operacional da empresa de Redmond, permitirão aos seus usuários a liberdade de escolher se querem ou não permanecer com a atualização automática do Windows, podendo assim cancelar a mesma.

Já o site "The Verge", informou que apenas uma de suas versões de teste do Windows 10 oferecia duas opções quando uma nova atualização surgia, são elas: checar, baixar e instalar e escolher reiniciar ou baixar e instalar update com reinicio automático.

Com essa decisão ou determinação, a empresa de Redmond procura diminuir o tempo gasto para dar suporte às versões antigas do Windows, sendo que mais da metade dos usuários do sistema operacional ainda utilizam a versão Windows 7, e a quantidade de usuários que usam a versão 8.1 do Windows é praticamente igual ao número de usuários do Windows XP, lançada há mais de 10 anos.