Ive vai assumir mais responsabilidades como Chief Design Officer, tendo ele um cargo mais administrativo e de gestão, pois passará a comandar um setor inteiro; com essa mudança, a partir de agora, Richard Howart passará a ocupar a divisão de hardware e Alan Dye a divisão de software, que anteriormente eram comandas por Ive. Com essa divisão de trabalho, Howart passará a comandar a linha que abrange os iPhones, iPads, Mac e Watch, já Dye ficará com o iOS, Mac OS X e a interface da Apple TV.

As mudanças dentro da Apple começarão a valer a partir do próximo dia 01 de Junho, mas de acordo com um memorando enviado pelo CEO da companhia, Tim Cook, Jony Ive continuará a supervisionar todo o trabalho, só que a partir de agora não ficará mais tão ligado ao seu desenvolvimento.

Conheça a história da Apple

Dentro da empresa, Ive é comparado ao lendário Steve Jobs, pois ele é o responsável pela Apple que todo o planeta conhece atualmente, uma vez que assumiu o controle total do design do software em 2012, culminando assim na maior transformação visual já vista desde o lançamento original do sistema iOS.

Veja também fatos e curiosidades sobre Steve Jobs.

Jony Ive que está na empresa desde 1992, já ajudou no desenvolvimento de muitos produtos da companhia da maçã, entre eles o iMac, Macbook Air, Macbook Pro, iPod, iPod Touch, iPad, iPad Mini, iPhone, iOS e atualmente no Apple Watch. Ive que está com 48 anos de idade, recebeu em 2012 o título de Comendador do Império Britânico e muitas outras reverências por sua contribuição no campo do design.

Em um comunicado interno, Tim Cook, descreveu o seguinte para seus colaboradores:

 

"Time,

venho com novidades empolgantes e quero compartilhar com todos vocês. Estou alegre em anunciar que Jony Ive está sendo promovido ao novo cargo de "Diretor de Design" dentro da empresa.

Jony é um dos designs mais talentosos e realizados de sua geração, com incríveis cinco mil patentes de design e utilitários em seu nome. Seu novo cargo é apenas um reflexo do escopo de trabalho que ele tem realizado na Apple há alguns anos. As responsabilidades de design de Jony se expandiram de hardware e, mais recentemente, interfaces de software para o visual das lojas de varejo da companhia, o nosso novo campus em Cupertino, embalagens de produtos e muitas outras partes de nossa empresa.

Design é uma das formas mais importantes com as quais nos comunicamos com nossos clientes e a nossa reputação por design de primeira linha diferencia a Apple de qualquer outra empresa no planeta. Como "Executivo-Chefe de Desing", Jony Ive continuará responsável por tudo do nosso design, focando-se inteiramente em projetos atuais, novas ideias e futuras iniciativas. No próximo dia 01 de Julho, ele passará suas responsabilidades gerais diárias de desenho industrial e interface do usuário para Richard Howarth, nosso novo Vice-Presidente de Desenho Industrial, e Alan Dye, nosso novo Vice-Presidente de Design de Interface do Usuário.

Jony, Richard e Alan estão trabalhando juntos como colegas e amigos há alguns anos, Richard é membro do time de design há vinte anos e nesse tempo ele foi um colaborador-chave para o design de cada geração do iPhone, de Macs e praticamente qualquer outro produto da Apple. Alan por sua vez, entrou na companhia há nove anos e ajudou Jony a criar o time de IU que colaborou com os de DI, Engenharia de Software e inúmeros outros grupos em projetos revolucionários como iOS 7, iOS 8 e Apple Watch.

Assim sendo, por favor, junte-se a mim em parabenizar esses três excepcionalmente talentosos designers em seus novos cargos na Apple.

Tim"

 

Fonte: The Telegraph