Muitas vezes quando você empresta o seu smartphone para alguém o medo de que esta pessoa mexa em algo que não deve é bem comum. Para resolver este problema, a nova versão do Android (5.0) conta com uma opção que permite o usuário bloquear quase completamente o acesso ao seu aparelho enquanto que apenas um único aplicativo ainda possa ser utilizado.

A novidade chama-se Fixação de tela e o que ela faz é, basicamente, bloquear o smartphone em um aplicativo, que funcionará normalmente, no entanto, será o único que poderá ser utilizado. É como se só houvesse apenas um aplicativo instalado no aparelho.

Leia mais tutoriais de Android

Para ativarmos a opção de fixação de tela, vamos ter que acessar nossas configurações.

Vá até as configurações de segurança do seu smartphone.

Procure pela opção "Fixação de tela" e clique sobre ela.

Ative a opção clicando sobre a chave no canto superior direito.

Pronto. Agora a opção está ativada e você poderá escolher o aplicativo que quiser restringir o acesso.

Sempre que você quiser restringir o acesso de um convidado à um único aplicativo, abra-o, clique no botão de histórico de aplicativos (como mostrado abaixo) e então clique no alfinete posicionado no canto inferior direito da janela.

Na nova janela que aparecer, marque a caixa em destaque para que, depois que o aparelho sair do modo de fixação de tela, a sua senha de desbloqueio de tela precise ser inserida (caso você utilize alguma), depois, clique em "Iniciar".

Como mostrado na imagem abaixo, uma mensagem irá aparecer informando que o acesso ao resto do smartphone foi bloqueado. Para sair do modo de fixação de tela, clique sobre o botão "Voltar" e o botão "Histórico" ao mesmo tempo.

E aí? Gostou da nossa dica? Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!