Facebook apresenta nova plataforma de serviço, o internet.org

Aproveitando o início da semana, o Facebook anunciou o lançamento de um novo serviço de acesso gratuito à web; o lançamento ocorre em meio à críticas sobre violação de neutralidade de rede.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Segundo informações da IDG Now, a maior rede social da atualidade abriu a sua plataforma de acesso gratuito a web denominada internet.org para qualquer serviço online com banda larga limitada, isso para atender as suas diretrizes técnicas.

O real objetivo do internet.org é o de oferecer acesso a alguns serviços online sem a necessidade de cobranças de dados móveis para aquelas pessoas menos privilegiadas na América Latina, Ásia, África e Índia. O internet.org terá acesso gratuito via telefones móveis com serviço limitados na Web, com foco em listas de empregos, saúde, educação e informações agrícolas, além dos serviços de mensagem do próprio Facebook.

Facebook apresenta nova plataforma de serviço, o internet.org

Leia também:

Em Fevereiro deste ano, o Facebook fechou uma parceria com a Reliance Communications para lançar o internet.org na Índia, mas pouco tempo depois de seu lançamento, algumas empresas de comércio online como desenvolvedores de conteúdo se desassociaram da plataforma, acusando a mesma de não repartir o conceito de neutralidade na Internet e ao privilegiar sites associados à plataforma em detrimento de outros.

Com tudo isso, já apareceram as primeiras críticas de alguns ativistas online no referido país, que dizem estar preocupados com o controle do Facebook sobre todos os dados fornecidos pelo serviço e ainda se mostram preocupados com a violação dos princípios de uma "web aberta". A plataforma agora estará aberta para os programadores que atenderem às diretrizes, entre elas as que criam conteúdos que permitam ser exploradas em celulares básicos e em smartphones e que ainda sejam acessíveis mesmo com banda larga limitada, informou o centro de comunicação do Facebook.

Em nota o Facebook declarou que: "Queremos trabalhar com o maior número possível de developers e empreendedores, assim sendo, estamos oferecendo serviços por meio da internet.org de uma maneira mais transparente e inclusiva, muito simples e eficientes na transmissão de dados".

Mais sobre: Facebook Banda Larga Internet
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo