Hoje trazemos uma ajudinha para uma das mais tortuosas etapas de manter um blog ou site: Achar imagens adequadas, de qualidade, e mais: Grátis. No post de hoje você verá mais de 40 sites que disponibilizam milhares de imagens em HD, backgrounds, além de vídeos e ícones. Tudo como se fosse um enorme repositório, uma grande base de dados de domínio público, sem direitos autorais e sem precisar citar o autor.

No final do post trazemos mais sites que visam a ajudar em outra tarefa que gera muita indecisão: O momento de decidir e escolher a fonte certa para seus textos. Temos até um site em que você diz qual a fonte inicial e ele lhe gera a melhor combinação.

Então, sem perder tempo, vamos lá, mas antes, veja as demais postagens desta série:

01 - Stock up

Precisando de imagens em alta resolução e gratuitas? Então cheque este site e veja se encontra o que precisa. São imagens de altíssima qualidade e que apresentam informações completas, como isso, obturador, tempo de exposição, abertura do ângulo, etc.


02 - Pexels 

Assim como o anterior, permite que você baixe imagens de alita qualidade totalmente gratuitas. Também informa a você as principais informações sobre a imagem.


03 - All the Free Stock

Reúne milhares de imagens, vídeos e ícones gratuitos para download. O serviço funciona como um agregador de sites que reúnem materiais free. Tem, inclusive, nichos, como um site focado em imagens de natureza, com certeza você encontrará o que precisa.


04 - Unsplash 

Mais imagens free e de qualidade para você baixar e inserir no seu projeto.


05 - Splashbase 

Este oferece além das imagens em alta resolução, vídeos gratuitos para download.


06 - Startup Stock Photos 

Mais um. A imagem da capa deste artigo foi baixada deste site.


07 - Jay Mantri 

7 novas fotos a cada quinta do fotógrafo Jay Mantri. Vale a pena o clique semanal.


08 - Moveast 

Página criada por um português que decidiu seguir rumo ao oriente. Nessa sua jornada ele passa por diversos países, registrando tudo e colocando em seu site para download gratuito. Imagens exclusivas com a visão única e original de um viajante.


09 - Travel Coffee Book 

Paisagens de viagens. Capturas diferenciadas e únicas. Cachoeiras, florestas, paisagens, pessoas e muito mais.


10 - Designers Pics

Mais imagens gratuitas e em alta qualidade para uso pessoal ou comercial. Não precisa citar a fonte =)


11 - Death to the Stock Photo 

Assine a newsletter deste site e receba, a cada mês, um pacote com centenas de imagens em alta resolução em seu e-mail.


12 - Foodie’s Feed 

Não importa se é para os eu Instagram ou se para o cardápio da lanchonete, mas esse site é especializado em imagens de alta qualidade de comidas. Prepare-se para sentir água na boca!


13 - Mazwai

 

Imagens em HD, vídeo clips e filmagens. Tudo de graça.

 


14 - Jéshoots 

Site que se propõe a reunir fotos "jovens" e cools. Permite também que você insira alguma imagem dentro de uma moldura do site e faça uma montagem da sua marca.


15 - Picography 

Site com excelentes imagens em alta resolução para você. Enquadramentos de tirar o fôlego.


16 - Pixabay 

Mais de 360 mil fotos grátis, vetoriais e ilustrações de arte. Se estiver sem ideia, o site separa o material por assunto, como: animais, emoções, música, etc.


17 - Magdeleine 

Uma nova foto em high resolution a cada dia. Navegue por categorias, use a barra de buscas, tags e até por cor dominante na imagem.


18 - Snapographic     

Another one!


19 - Little Visuals 

7 imagens em alta resolução na sua caixa de entrada de e-mail todo dia.


20 - Splitshire 

Site criado por um designer gráfico e fotógrafo que tem como objetivo, entregar imagens "deliciosas" e grátis, como ele mesmo define. Segundo ele, esse projeto surgiu após ele ter dificuldades em encontrar aquilo que precisava para seus próprios projetos.


21 - New Old Stock 

Fotos vintage, velhas, antigas, retro ou do que você quiser chamar. Muitas em preto e branco, e tudo em alta resolução e free.


22 - Picjumbo      

Escolha por categorias, barra de buscas, tags, etc.


23 - Life of Fix 

Diversas imagens a cada dia. Faça bom proveito!!


24 - Gratisography 

Mais do mesmo.


25 - Getrefe 

Site que reúne diversas imagens separadas por categorias. O serviço vende várias imagens de extrema qualidade, mas não se preocupe, clicando no nosso link você irá direto para as gratuitas =)


26 - IM Free 

Centenas de imagens, ícones, templates, e até mesmo, um criador de botões.


27 - Cupcake 

Mais um projeto pessoal. Esse do fotógrafo Jonas Nilsson Lee. Totalmente grátis, inclusive para uso comercial.


28 - The Pattern Library 

Precisando de uma imagem de fundo para o seu site? Então esse é o melhor site para você. São centenas de opções para você escolher aquela que mais se adapta ao seu projeto.


29 - Public Domain Archive 

Categorias como imagens modernas, imagens da semana, imagens vintage, imagens de tirar o fôlego, etc. Tudo domínio público. Banco de dados gigantesco. Certamente você irá encontrar o que precisa. Confira!


30 - ISO Republic 

Categorias, imagens, HD, grátis, etc. Tudo conforme vimos até aqui.


31 -Stokpic

 

Cadastre-se e receba as melhores imagens em caixa de e-mail. Se quiser, navegue pelo site e escolha qualquer uma das centenas de imagens disponíveis.


32 - Kaboompics 

Como o site se define: "O melhor jeito de você conseguir fotos grátis."


33 - Function 

Baixe pacotes de imagens de uma só vez. Todas separadas por temas. Rápido e prático.


34 - MMT 

Desenvolvido e mantido pelo fotógrafo Jeffrey Betts, reúne centenas de cliques exclusivos, tirados sob a ótica única do artista.


35 - Lock & Stock Photos

 

Mais opções. São imagens que nãoa acabam mais.


36 - Raumrot 

Mais de 500 imagens de até 2048 pixels, especiais, dezenas de pacotes, etc. Escolha por assuntos (negócios, tecnologia, natureza, hipster, montanha, natal, marketing, etc.). por estilo (retro, cores graduais, vibrantes, preto e branco, etc.). Ideias para templates, impressão, apps mobile, imagens de fundo, telas de login, etc.


37 - Bucketlistly 

Traz fotos de pessoas em férias, mas não aqueles clássicos selfies na frente dos monumentos e paisagens. Espera encontrar bastante material diferenciado.


38 - Morguefile 

Comunidade online para criar uma base de imagens em HD. Inclusive, você pode subir seus próprios cliques e incrementar o banco de dados do serviço.


39 - Stockvault 

Comunidade que conta com mais de 54 mil imagens!!! E já tem mais de 83 mil membros registrados. Tudo organizado por categoria.


40 - RGB Stock 

Mais de 100 mil fotos em resolução HD. Você também pode enviar suas imagens e compartilhá-las com os demais usuários.

41 - Typegenius 

Escolha uma fonte para começar e o serviço lhe dará a combinação perfeita para o seu projeto.

 

43 - Font Squirrel

Fontes comerciais 100% gratuitas. São milhares de fontes, separadas por categorias, licença, tamanho da família, tipo, etc.


43 - FontFaceNinja

Sabe quando você visita um site, adora a fonte usada, gostaria de usar a mesma em seus projetos, mas não faz a mínima ideia de qual seria? E o pior, nem por onde começar a procurar? Então use este site e descubra quais as fontes usadas em determinado endereço. E mais, você ainda pode focar nas fontes, ou seja, deixar somente ela em um fundo branco e ver sua "real cara". Para finalizar você pode baixar as letrinhas.


44 - Google Fonts 

Projeto Open Source do Google totalmente gratuito, com opções otimizadas para o uso na web. E não é só isso, por ser do Google, você pode ter certeza de que vai encontrar muitas funcionalidades.


45 - Beautiful Web Type

As melhores fontes do Google Fonts, esse mesmo daí de cima, escolhidas, testadas, mostradas e prontas para download. Veja se você concorda com a seleção do autor.



46 - DA Font 

Um dos maiores arquivos de fontes da web. São milhares de opções, mais de 27 mil!!! Todas gratuitas para você baixar e instalar na sua máquina.


47 - 1001 Free Fonts 

Mais um arquivo gigantesco. Mias de 15 mil opções para você baixar free.


48 - Font Park 

Com certeza o maior arquivo de fontes grátis da web. São mais de 70 mil opções para você escolher qual deseja!! Opções não faltarão. O que vai faltar será tempo para ver cada uma delas.


49 - Font to Width 

Precisando colocar determinada(s) palavra(s) dentro de uma caixa de texto de tamanho definido? Então confira este site e ele fará o trabalho para você, fazendo as adaptações necessárias, escolhendo a fonte, etc.


50 - My Free Photos to You (sugestão do leitor)

Contribuição do leitor do Oficina. Mais um site com fotos em HD, totalmente gratuitas.

 


Espero que os links sejam úteis, pessoal. Não deixem de conferir as partes anteriores desta especial. Já são centenas de dicas. Confira aqui abaixo. Até a próxima.