Cientistas do Swiss Federal Institute of Technology desenvolveram uma lente de contato inédita, ela é capaz de aproximar até três vezes a visão do usuário. A novidade foi revelada em um encontro anual da editora da revista Science.

A descoberta conta com um conjunto de lentes de vidro com um sistema de "liga e desliga". O usuário pode controlar o nível de zoom das lentes de contato com o próprio olho. Para isso, basta apenas contrair a pálpebra uma vez para aproximar, e piscar duas vezes para voltar ao normal.

O Google também já desenvolve lentes inteligentes; a companhia visa ajudar diabéticos

Pessoas com deficiência visual serão os maiores beneficiados com a lente de contato com zoom. No entanto, a descoberta ainda é um protótipo, e pode ainda demorar um pouquinho para entrar no mercado.

As lentes com aumento não são tanto invasivas quanto as tradicionais cirurgias que costumam ser feitas em caso de degeneração da retina, em especial nas pessoas mais idosas. Outra vantagem das lentes é que elas podem ser usadas por um longo período de tempo. O próximo passo dos cientistas é iniciar os testes clínicos do produto.